Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/203914

Resumo

Mais uma vez disponibilizamos a nossos leitores um volume da Alea com tema livre. A experiência de alternar volumes temáticos e com tema livre vem se sistematizando em nossa revista com excelentes resultados, na medida em que abrimos espaço para todo tipo de produção de qualidade, tanto aquela que transita por temáticas de grande circulação no âmbito contemporâneo, com maior potencial para se submeter a chamadas de perfil temático, quanto produções mais específicas, que precisam da chamada de tema livre para sua efetiva divulgação. Em 2018, optamos pela publicação de dois números focados em temas específicos: o primeiro, interessado na literatura neopolicial, e o segundo referido ao tema dos imaginários comunitários na contemporaneidade latino-americana. O volume que apresentamos agora encerra o ano acolhendo trabalhos muito diversos quanto ao tema, à metodologia e ao perfil de seus autores.

Biografia do Autor

Elena Palmero González, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Filologia Hispânica (1983) e doutorada em Ciências Filológicas pela Universidad Central de Las Villas (1997). Possui estudos de pós-doutorado em Literatura Latino-americana na Université Paris IV-Sorbonne (2005-2007), na Universidade de São Paulo (2016) e um Estágio Sênior em Yale University (2017). Atualmente, é Professora Titular de Literaturas Hispano-americanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Editora chefe da revista Alea: Estudos Neolatinos. Membro do GT/ANPOLL Relações Literárias Interamericanas e líder do grupo de pesquisa Estudos Literários Interamericanos e Transatlânticos (UFRJ). Atua nas linhas de pesquisa da Literatura comparada e da História da literatura, com ênfase na literatura cubana, latino-americana e nas relações literárias interamericanas.

Ana Maria Lisboa de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras-Licenciatura em Português e Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Área de Teoria da Literatura. Fez estágios de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III (1995-96), com bolsa do CNPq, na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2004) e na University of Toronto (2013-2014), com bolsa CAPES. É membro associada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, e ao Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, narrativa, teorias e críticas do imaginário. Vinculou-se em 2017 ao Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e editora da revista Alea: Estudos Neolatinos.

Edson Rosa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado e licenciado em de Letras (Português-Francês) (1971) e mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Letras Modernas (Literatura Francesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Atualmente é professor Titular de Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e editor da revista Alea: Estudos Neolatinos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: André Malraux, Walter Benjamin, escritura, museu imaginário e literatura magrebina.

Marcelo Jacques de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É professor de literatura francesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994 e pesquisador o CNPq desde 2002 (atualmente 1-D). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Paris 8, com bolsa da CAPES (2003), na Universidade de Paris 7, no âmbito do acordo CAPES-Cofecub (2010), e na UNICAMP (2014-2015). É editor da revista Alea: Estudos Neolatinos e atua regularmente como professor convidado da Universidade Aix-Marselha desde 2008. É professor titular de literatura francesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, recebe a bolsa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ)

Referências

GALLARDO-SABORIDO, Emilio; GÓMEZ-DE-TEJADA, Jesús. Percursos atuais da literatura neopolicial. Alea, v. 20, n. 1, Rio de Janeiro, jan./abr., 2018.

VIDAL, Paloma; CÁMARA, Mario. Como viver junto. Alea, v. 20, n. 2, Rio de Janeiro, maio/ago., 2018.

BATAILLE, Georges. Sobre Nietzsche. [1945] Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Edição

Seção

Editorial