Histórico do periódico

Fundada em 1939, a ENEFD, como era chamada quando pertencia à Universidade do Brasil, foi pioneira na formação de professores de Educação Física no território nacional. Constituiu-se, também, em uma das primeiras instituições de ensino de Educação Física a editar um periódico científico na área, intitulado “Arquivos da ENEFD”.

O antigo periódico teve 20 números editados, no período de 1945 a 1972, além de uma outra edição mais recente publicada na década de 80. Ao completar 66 anos de tradição de ensino em Educação Física,  a EEFD lança o novo periódico oficial da Escola, ARQUIVOS em MOVIMENTO.

Esse título foi pensado para unir três idéias centrais que nortearam sua idealização: a) fazer uma homenagem à revista ARQUIVOS; b) demonstrar a idéia de continuidade e de constante transformação; c) divulgar pesquisas relacionadas ao movimento, a essência da Educação Física.

Respeitando a periodicidade semestral do periódico, foram lançados os números 1 e 2, do primeiro volume, em 2005, alcançando importante repercussão no cenário acadêmico da Educação Física.


Em 2006, após avaliação do primeiro ano de circulação da revista, optou-se por implantar uma mudança significativa, a transformação em revista eletrônica. A partir de Junho de 2006, os artigos foram disponibilizados na íntegra em nosso site: www.eefd.ufrj.br/revista

Pretendeu-se, com o novo formato da revista, possibilitar ampla circulação e divulgação dos artigos, no âmbito nacional e internacional, além de tornar mais acessível a sua utilização, por parte da comunidade acadêmica da Educação Física e de áreas afins.

No ano de 2009, a Revista ARQUIVOS em MOVIMENTO passou a ser veiculada a partir do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas -SEER -programa desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciencia e Tecnologia- IBICT . Ao migrar para o SEER, a ARQUIVOS em MOVIMENTO passou a proporcionar maior agilidade nos processos de submissão, revisão e publicação de seus artigos, bem como ampliou a sua visibilidade junto à comunidade acadêmica. Desde então o acesso ao conteúdo gratuito do períodico se faz pelos site:

revistas.ufrj.br/am