PRORROGAÇÃO DOSSIÊ PROFESSORXS INICIANTXS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A revista ARQUIVOS EM MOVIMENTO, periódico da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, tem o prazer de convidar pesquisadoras e professores da área para participarem da edição do dossiê sobre a temática da iniciação à docência em Educação Física Escolar. 

 

Organizadores/as

Prof. Dr. José Ângelo Gariglio (EEFFTO/UFMG)

Profa. Dra. Cátia Silvana da Costa (IFMS)

Prof Dr. Marcelo Paula de Melo (UFRJ)

Dossiê: A iniciação à docência em Educação Física Escolar

EMENTA

A problemática da iniciação à docência tem, cada vez mais, ocupado espaço e relevância em pesquisas do campo da formação de professores e professoras, bem como, na agenda de atores sociais (gestores, políticos, entidades sindicais, movimentos sociais) que atuam em ações de formulação e indução de políticas de formação continuada. Esse interesse pela problemática dos professores/as iniciantes pode ser explicado pela necessidade urgente de reconhecer os aspectos singulares deste momento da carreira docente. Neste ciclo da trajetória de inserção profissional, muitos professores/as vivem experiências de sofrimento, solidão e de inadequação com o contexto da profissão docente. Tal experiência de desconforto com a realidade profissional é, em muitos casos, desencadeadora de situações de desinvestimento pedagógico e de abandono da profissão. Paralelamente às vivências de choque com a realidade do trabalho docente, os professores/as iniciantes experimentam momentos de intensa aprendizagem profissional, muitas delas vividas de forma reativa, tácita e invisível aos olhares dos atores escolares. A dificuldade de acesso e compreensão desses processos de aprendizagem docente torna ainda mais complexa à edificação de ações de apoio, incentivo e preservação das formas singulares de tornar-se professor/a, engendradas pelos professores/as iniciantes.

A proposta desse dossiê se fundamenta nesse contexto mais geral, mas objetiva, em especial, direcionar a atenção e análise aos aspectos situados da inserção profissional de professores/as de Educação Física. Com isso, intenciona convidar pesquisadores/as e professores/as da área a compartilhar ações de pesquisa e de formação, as quais tenham a iniciação à docência de professores/as de Educação Física como objeto central de reflexão.  

Cronograma da publicação do dossiê:

Procedimentos

Datas

Envio dos artigos

01/01/20 a 01/05/21

Avaliação de Artigos

02/05/20 a 02/07/21

Revisão dos artigos e edição final

03/07/20 a 03/08/21

Publicação do dossiê

09/21