A QUADRA DE JOGO E O CAMPO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: ATORES E AUTORES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TÊNIS PUBLICADA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

Autores

  • Caio Correa Cortella Universidade Federal do Rio Grande do SUl
  • Carlos Adelar Abaid Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do SUl
  • Tatiana Sviesk Moreira Universidade Federal do Paraná
  • Heitor Luiz Furtado Universidade Federal do Paraná
  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Produção Científica, Tênis, Periódicos

Resumo

A presente pesquisa buscou identificar as condições nas quais se estabelece a produção científica sobre o Tênis, com base na leitura das relações estabelecidas entre autores e produção em periódicos brasileiros. Para tanto, foram realizadas buscas nas bases eletrônicas LILACS e SciELO, e manualmente nos portais de 40 periódicos. Os resultados indicaram que 16 autores foram responsáveis por 32,4% da produção científica da modalidade no período analisado. O sistema de coautoria e o trabalho em rede, por meio de grupos de pesquisa, demonstrou ser uma prática recorrente entre os autores. Com base no posicionamento dos agentes, observou-se uma clara tendência de intersecção dos campos acadêmico-científico e esportivo, no que tange a produção do conhecimento sobre o Tênis no Brasil.

Biografia do Autor

Caio Correa Cortella, Universidade Federal do Rio Grande do SUl

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduado em Treinamento Esportivo pela mesma instituição e mestre em Treinamento Esportivo para crianças e jovens pela Universidade de Coimbra. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH/UFRGS), membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte (NP3-Esporte/UFRGS) e do Grupo de Estudos de Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE/UFMT). Atua com a modalidade Tênis em diferentes vertentes, e nas áreas de Formação de Treinadores, Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo.

Carlos Adelar Abaid Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do SUl

Professor de Educação Física licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professor Associado da ESEF/UFRGS. Tem experiência na área da Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Treino Desportivo.

Tatiana Sviesk Moreira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - Linha de Pesquisa História e Sociologia do Esporte - (Condições de produção do conhecimento sobre modalidades esportivas no Brasil) - sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Moraes e Silva; Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR - Linha História e Sociologia do Esporte (2009) - (O voleibol feminino no Brasil: do amadorismo à profissionalização) - sob orientação do Prof. Dr. Wanderley Marchi Júnior; Graduada em Educação Física pela Universidade Positivo - UP (2005). Membro da Associación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE) e do Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da UFPR. Possui experiência como professora do Ensino Superior (Educação Física, História do Esporte, Sociologia do Esporte, Voleibol e Comportamento Motor), no Ensino Fundamental e Médio (Educação Física Escolar) e com Iniciação Esportiva, (Escolinha de Voleibol e Futsal). Suas pesquisas permeiam as áreas da Educação Física e da Sociologia do Esporte, com foco nas temáticas: voleibol, profissionalização do Esporte, mapeamento da produção científica, Esporte Olímpico e Paralímpico, estudos prospectivos e corridas de rua.

Heitor Luiz Furtado, Universidade Federal do Paraná

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale Do Itajaí UNIVALI (2012).Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Professor na Universidade Regional de Blumenau FURB e na Universidade do Vale do Itajaí. Possui experiência na na educação física escolar, iniciação desportiva, direcionando seus estudos para a área da epistemologia da educação física, , pedagogia do esporte e futebol e futsal. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE.

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná.

Referências

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 2ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.

BOURDIEU, P. Homo Academicus. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

BOURDIEU, P. Para uma Sociologia da Ciência. Lisboa: Edições 70, 2001.

BRACHT, V. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ed. Unijuí. Ijuí, 1999.

CARBINATTO, M. V. et al. Produção do conhecimento em ginástica: uma análise a partir dos periódicos brasileiros. Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 4, p. 1293-1308, out/dez 2016.

CAREGNATO, A. F. et al. A produção científica sobre futsal: análise de dissertações e teses publicadas no portal da CAPES entre 1996-2012.Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 46, p. 15-34, 2015.

CORRÊA, A. J. et al. O Esporte brasileiro entre dilemas epistemológicos: da acusação à busca por absolvição. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 22, n. 3, p. 118-125, 2014.

CORTELA, C. C.; ABURACHID, L. M.; SOUZA; S. P.; CORTELA, D. N. R.; FUENTES, J. P. G. A formação inicial e continuada dos treinadores paranaenses de tênis. Conexões, Campinas, v.11, n.2, p.60-84, 2013.

FERON, A. V.; MORAES E SILVA, M. A Igreja do “Diabo” e a Produção do Conhecimento na Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 29, n. 01, p. 107-122, Set 2007.

FRANCHINI, E.; DEL VECCHIO, F. B. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Rev Bras Educ Fís Esporte, São Paulo, v. 25, p. 67-81, 2011.

FUENTES, J. P. G.; VILLAR, F. A. El entrenador de tenis de alto rendimento -- un estudio sobre su formación inicial y permanente. Badajoz: APROSUBA -3, 2004.

LAZZAROTTI FILHO, A. et al. Modus operandi da produção científica da EF: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, p. 1-14, 2012.

MARCHI JÚNIOR., W. Bourdieu e a teoria do campo esportivo. In: PRONI, M. W.; LUCENA, R. F. (Orgs.). Esporte: história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 77-111.

MARCHLEWSKI, C.; MAIA DA SILVA, P.; SORIANO, J. B. A influência do sistema de avaliação Qualis na produção de conhecimento científico: algumas reflexões sobre a Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.17 n.1, p.104-116, jan./mar. 2011.

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D.G.; PRISMA Group. Reprint-Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Physical Therapy. v. 89, n. 9, p. 873-880, 2009.

MOREIRA, T. S.; MORAES E SILVA, M. SOUZA, D. L.; MEZZADRI, F. M. O perfil da produção científica em língua portuguesa sobre o voleibol. Motrivivência, Florianópolis, 2017. (no prelo).

PEREIRA DA SILVA, J. V. P.; GONÇALVES-SILVA, L. L.; MOREIRA, Wagner W. Produtivismo na pós-graduação. Nada é tão ruim, que não possa piorar. É chegada a vez dos orientandos! Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1423 -- 1445, out./dez. 2014.

RESENDE, R.; MESQUITA, I.; ROMERO, J. F. Caracterização e representação dos treinadores acerca da formação de treinadores de voleibol em Portugal. EFdeportes, 2007. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd112/formacao-de-treinadores-de-voleibol-em-portugal.htm>. Acesso em: 22 abr. 2012.

RIGO, L. C.; RIBEIRO, G. M.; HALLAL, P. C. Unidade na diversidade: desafios para a Educação Física no século XXI. Revista Brasileira de Atividade Física, Pelotas, v.16, n.4, p.339-345, 2011.

SOUZA, D. L., MORAES E SILVA, M.; MOREIRA, T. S. O perfil da produção científica online em português relacionada às modalidades olímpicas e paralímpicas. Movimento. Porto Alegre, v. 22, n. 4, p. 1105-1120, out/dez 2016.

TANI, G. Editoração de periódicos em Educação Física/Ciências do Esporte: dificuldades e desafios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 4, p. 715-722, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos