Ensino do atletismo na Educação Física escolar: uma revisão sistemática qualitativa na produção brasileira e internacional

Autores

  • Maria Larissy da Cruz Parente Univasf
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as produções acadêmicas na literatura brasileira e internacional acerca do ensino do atletismo na Educação Física escolar de 2005-2015. Utilizamos como método a revisão sistemática qualitativa. Foram selecionados 11 estudos analisados seguindo os passos sugerido por Sampaio e Mancini (2007). Identificamos como principal achado uma diferença entre os estudos nacionais, que se encontram em um momento de sugestões de métodos; e os internacionais, realizando comparação entre métodos consolidados nas aulas de Educação Física. Contudo, ambos sugerem que a intervenção do conteúdo atletismo deve ser realizada de maneira que não reproduza o esporte de rendimento, se distanciando de métodos tradicionais de ensino.

Biografia do Autor

Maria Larissy da Cruz Parente, Univasf

Mestre em Educação Física (Univasf)

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutor em Educação Física (UGF)

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

 

Downloads

Publicado

2019-08-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão