ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO E PETROLINA

Autores

  • Gilberto Feitosa da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • Maria Larissy da Cruz Parente Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
  • João Gabriel Eugênio Araujo IFPE
  • Camila Batista Gama Moura
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as modalidades de ações de formação continuada frequentadas por professores de Educação Física (n = 12) da educação básica das cidades Juazeiro-BA e Petrolina-PE de 2012 à 2014. É um estudo quantitativo do tipo descritivo. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados com estatística descritiva. Verificamos uma maior frequência de participação em formação na área Pedagógica em relação à Técnico-biológica. Constatamos que os professores realizaram em maior proporção modalidades de formação de natureza imediata - Palestra, Curso de Curta Duração e Oficinas, em ambas às áreas de conhecimento. Os professores elucidaram serem relevantes para melhoria da sua intervenção pedagógica os conteúdos lutas, dança, esporte, jogos e ginástica. Concluimos que as ações formativas das redes de ensino são fundamentais para a atualização dos professores.

Biografia do Autor

Gilberto Feitosa da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Mestre em Educação Física (Univasf)

Maria Larissy da Cruz Parente, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Mestre em Educação Física (Univasf)

João Gabriel Eugênio Araujo, IFPE

Metsre em Ciências (Univasf)

Camila Batista Gama Moura

Mestre em Educação (UPE)

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutor em Educação Física (UGF)

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

 

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos