A PSICOMOTRICIDADE VAI AO CAPITAL: NOTAS A DESPEITO DAS APROPRIAÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA

Autores

  • José Montanha Soares Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Marcelo Resende Teixeira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Daniel Cantanhede Behmoiras Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Capital, Corporalidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar uma dissertação de mestrado que trata da inserção da Psicomotricidade nas instituições educacionais brasileiras. O motivador principal para esta resenha foram as irradiações que o termo “psicomotricidade” ganha no cotidiano escolar, sua força e sua disseminação dentro da prática pedagógica do professor de educação física, do pedagogo e da escola de uma maneira geral. O estudo em questão situa-se basicamente na análise do referencial teórico da dissertação em questão, tendo em vista que foi possível constatar, inserido no corpo do trabalho, uma análise rigorosa e uma densa crítica à própria psicomotricidade enquanto ciência do movimento e seus limites históricos. Entendemos que é de suma importância trazer à tona nesta resenha os elementos chave que constituem a psicomotricidade enquanto ciência de seu próprio tempo, alinhada a valores culturais, sociais e políticos dentro da sociedade capitalista. De perspectiva claramente materialista-histórico, o autor da dissertação posiciona-se antagonicamente às visões “ingênuas” e “docilizadas” da psicomotricidade, traçando uma trajetória histórica desta e a luta de classes, a psicomotricidade e o modo de produção capitalista, a psicomotricidade e a classe trabalhadora, a psicomotricidade e a escola pública, isto tudo alinhado ao desenvolvimento da sociedade.

Biografia do Autor

José Montanha Soares, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor da Educação Básica, formado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas com Pós-Doutorado em Política Social pela UERJ e atualmente formador na Escola de Formação dos Profissionais de Educação no DF.

Marcelo Resende Teixeira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR(2007). Especialista em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho - UGF. Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Administração Pública e Políticas Públicas.

Daniel Cantanhede Behmoiras, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Educacão Física pela Universidade de Brasília - UnB (2003). Especialização em Educação Física Escolar (2005) e Mestrado (2011), ambos pela Faculdade de Educação Física da UnB. E doutorado em Educação, concluído em 2019 na Faculdade de Educação da UnB. Foi professor classe A da Secretaria de Educação - DF por 7 anos, atuando em diversas escolas. Também foi Coordenador Pedagógico e Coordenador na Diretoria de Educação Física da SEEDF em 2011. Tem experiência em Capacitação de Agentes Socais no âmbito do Lazer e Formação de professores. Desde janeiro de 2012 é professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB e foi Coordenador do curso de Licenciatura da FEF/UnB entre os anos 2014 e 2016 .

Referências

ALVES, Giovanni. O Novo e Precário Mundo do Trabalho. São Paulo: Editora Boitempo. 2006.

ARGYRIS, C. Personalidade e organização – o conflito entre o sistema e o indivíduo. Rio de Janeiro: Renes, 1987.

FEDERICI, Silvia. O calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante. 2017.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Paz & Terra, RJ/SP, 2018, 38ª ed.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988.

.Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1979.

Galvão, Isabel (1999). Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LE BOUCH, Jean O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987a.

PULASKI, Mary Ann Spencer. Compreendendo Piaget: uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Rio de Janeiro, RJ.: zahar, 1983.

SILVA, V. Daniel. A Psicomotricidade como prática social: uma análise de sua inserção como elemento pedagógico nas creches oficiais de Curitiba (1986-1994). Universidade Federal do Paraná - UFPR. Dissertação de Mestrado. 2002.

WALLON, H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Portugalia Editora, 1966.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

Artigos