O PENSAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE VITOR MARINHO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA

Autores

  • Leon Ramyssés Vieira Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jennifer Aline Zanela Colégio de Aplicação João XXIII
  • Marcelo Ribeiro de Castro Prefeitura municipal de Vila Velha-ES

Palavras-chave:

Pensamento Político-pedagógico, Vitor Marinho, Intelectual Orgânico,

Resumo

A formação do pensamento político-pedagógico incide diretamente na compreensão sobre a formação profissional e humana. O presente artigo busca analisar três obras de um autor da Educação Física, Vitor Marinho, buscando identificar na obra desse intelectual um olhar através do prisma teórico-epistemológico, compreendendo os avanços e limites na reorganização coletiva da Educação Física a partir da década de 1980, bem como identificar aproximações e distanciamentos de determinadas correntes filosóficas à luz de Antonio Gramsci. Como resultado, identifica-se que Vitor Marinho rompe com a corrente epistemológica fenomenológica e pode ser compreendido enquanto um intelectual orgânico para a Educação Física, deixando, em sua obra, elementos fundamentais para apropriação aos professores no sentido da formação profissional e humana.

Referências

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Antonio Gramsci: introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce.Ed. e trad. de Carlos N. Coutinho. Coed. de Luiz S. Henriques e Marco A. Nogueira.v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MALINA, André; AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. Prefácio à 2ª Edição. In: MARINHO, Vitor. Educação Física Humanista. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Shape, 2010.

MALINA, André. Gramsci e a questão dos intelectuais. Editora UFMS, 2016

MARINHO, Vitor. Educação Física Humanista. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Shape, 2010.

MARINHO, Vitor. Consenso e Conflito: Educação Física Brasileira, 2ª ed. - Rio de Janeiro: Shape, 2005.

OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2008.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

Artigos