A PRODUÇÃO IMAGINÁRIA DE ADOLESCENTES ANORÉXICAS E A APOLOGIA A UM NOVO ESTILO DE VIDA

Autores

  • Rafael da Silva Mattos Instituto de Medicina Social da UERJ e Instituto de Educação Física da UERJ
  • Gisela de Assis Conceição UERJ
  • Jeferson José Moebus Retondar UERJ

Palavras-chave:

Anorexia. Imagem Corporal. Imaginário Social. Estilo de Vida.

Resumo

A anorexia é um transtorno no comportamento alimentar com impactos na imagem corporal. O objetivo deste estudo foi o de identificar o universo imaginário das adolescentes anoréxicas através da análise do discurso de sites de relacionamentos que fazem apologia à anorexia como um novo estilo de vida. Também foi aplicado um questionário a um pai, cuja filha faleceu em decorrência desse transtorno alimentar. Trata-se de um trabalho qualitativo, descritivo e interpretativo sobre a imagem corporal e a anorexia. Diante da análise dos discursos, nota-se que a construção da imagem corporal está imersa numa trama de sentidos e representações sociais.

Biografia do Autor

Rafael da Silva Mattos, Instituto de Medicina Social da UERJ e Instituto de Educação Física da UERJ

Interesse para Avaliação de Artigos que articulem as diversas Ciências Humanas e a Educação Física. Mestrando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Membro do Laboratório do Imaginário sobre Atividades Corporais e Lúdicas (LISACEL) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gisela de Assis Conceição, UERJ

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Membro do Laboratório do Imaginário sobre Atividades Corporais e Lúdicas (LISACEL) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Jeferson José Moebus Retondar, UERJ

Professor Dr. - Adjunto do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Laboratório do Imaginário sobre Atividades Corporais e Lúdicas (LISACEL) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-01-05

Edição

Seção

Artigos