Desenvolvimento e validação do teste de conhecimento tático declarativo para o levantador de voleibol

Autores

  • Cristino Julio Alves da Silva Matias
  • Pablo Juan Greco

Resumo

Contexto: O conhecimento tático nos Jogos Esportivos Coletivos é imprescindível para compreensão do jogo, pois ele permite a tomada de decisão inteligente do atleta. No voleibol, o levantador é considerado o cérebro da equipe, em decorrência das suas decisões no jogo. Objetivo: Desenvolver um Teste de Conhecimento Tático Declarativo do Levantador (TCDLe) e verificar a sua validade e confiabilidade. Método: Cinco técnicos (TE) pertencentes às Seleções Brasileiras de Voleibol receberam 57 animações referentes a situações de ataque envolvendo a decisão do levantador. Os conceitos na análise foram os de validade de construto  e confiabilidade pelo uso do método teste-reteste. Resultados: Das 57 animações 14 foram validadas com 100% de concordância entre os TE no campo teórico do construto, do conteúdo, da representatividade, da tomada de decisão e da justificativa. A confiabilidade das animações foi garantida através de um índice superior há 80% de acordos nas 14 animações, acima do valor limite de 80%. Conclusão: Os resultados obtidos mostram que o TCTLe  é um instrumento validado e fidedigno. Através do TCTLe será possível verificar se há diferença no conhecimento tático declarativo em relação há outras variáveis do rendimento esportivo.

 Palavras-chave: Levantador, Conhecimento, Decisão, Teste, Voleibol.

Biografia do Autor

Cristino Julio Alves da Silva Matias

Mestrando em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)   Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação (Ceca) da UFMG

Pablo Juan Greco

Professor Dr. da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG   Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Ciências do Esporte da UFMG   Coordenador do CECA da UFMG

Downloads

Publicado

2009-06-16

Edição

Seção

Artigos