CIDADANIA E LAZER A PARTIR DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA

Autores

  • Coriolano Pereira da Rocha Junior UFBA
  • Flávio Damião Pinto Junior Colégio Recanto - RJ

Palavras-chave:

Programa Escola Aberta, lazer, cidadania

Resumo

Este estudo descreve e analisa o Programa Escola Aberta, um Programa do Ministério da Educação, realizado em parceria com outros Ministérios, estados e a sociedade. O Programa trabalha a partir de oficinas realizadas nas escolas públicas, tendo a comunidade local como alvo e também como participante da execução das ações do Programa. Usamos para análise,  documentos que dão norte ao Programa Escola Aberta e literaturas da área do lazer, para entender como e em que sentido este aparece no Programa, compreendendo que as oficinas assumem um caráter lúdico e tem no lazer um de seus eixos fundadores. Entendemos por fim, que o Programa Escola Aberta é bastante significativo, não só por sua abrangência quantitativa, mas centralmente por suas perspectivas de construção de uma cidadania participativa e crítica.

Biografia do Autor

Coriolano Pereira da Rocha Junior, UFBA

DOUTORANDO EM HISTÓRIA COMPARADA PELA UFRJ (2009-); MESTRE EM EDUCACAO FISICA PELA UNIVERSIDADE GAMA FILHO (2000); LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1993); PROFESSOR ASSISTENTE DA FACULDADE DE EDUCACAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

Flávio Damião Pinto Junior, Colégio Recanto - RJ

Licenciado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco - RJ (1996); Especialização em Educação e Reeeducação Psicomotora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998); Especialização em Psicopedagogia Diferencial: Diferenças no Aprendizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) (2001); Docente e Coordenador do Colégio Recanto - RJ

Downloads

Publicado

2011-06-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão