Dança e Pluralidade Cultural: possibilidades pedagógicas para a Educação Física Escolar

Autores

  • Irlla Karla dos Santos Diniz UNESP- Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista
  • Cinthia Andressa Araújo Fioravanti Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Dança, Pluralidade Cultural

Resumo

A dança, como elemento da cultura corporal faz parte dos conhecimentos que devem ser tratados na Educação Física escolar. No entanto, isso não ocorre frequentemente, ficando restrita a situações esporádicas e/ou a datas comemorativas. Diante disso, o presente ensaio teve como objetivo analisar a implementação de um programa de dança conjuntamente com o Tema Transversal Pluralidade Cultural, enquanto uma possibilidade pedagógica. Este tema foi selecionado devido à corrente necessidade de se desenvolver reflexões multiculturais na escola. O programa de dança foi aplicado em uma turma de Educação Física do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do interior de São Paulo.  Na investigação foi utilizado um diário de campo para descrição e posterior análise dos comportamentos e atitudes dos alunos. Foram realizadas duas avaliações (inicial e final) e uma entrevista com os alunos no encerramento do estudo. Os resultados apontaram dificuldades de implementação de novas propostas, uma vez que os alunos se interessavam mais por aquilo que já conheciam, todavia revelou que uma abordagem diferenciada da dança pode enriquecer os conhecimentos dos alunos bem como estimulá-los a conhecer e explorar outros conteúdos da cultura corporal. 

Biografia do Autor

Irlla Karla dos Santos Diniz, UNESP- Rio Claro

Graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro - SP. Atualmente é mestranda do Programa Interdisciplinar de Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela universidade já citada. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos e Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), desenvolve estudos relacionados com aplicação de novas tecnologias à Educação Física escolar, com a produção de materias didáticos e Temas Transversais.

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987 e coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação.

Cinthia Andressa Araújo Fioravanti, Universidade Estadual Paulista

Formada pela Universidade Estadual Paulista, tem esperiência na área de Educação Física escolar.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão