A Atuação do Professor de Educação Física na Reabilitação Cardíaca: possibilidades e desafios

Autores

  • Marcelo Carvalho Vieira Centro de Cardiologia do Exercício do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (CCEx - IECAC)

Palavras-chave:

Reabilitação, Exercício Físico

Resumo

Os objetivos da reabilitação cardíaca são diminuir as consequências nocivas de um evento cardíaco, prevenir o reinfarto e a rehospitalização, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, atuar sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares, reduzir os gastos do setor de saúde e diminuir as taxas de mortalidade. A participação do professor de educação física em programas de reabilitação cardíaca é recomendada por diversas sociedades de cardiologia, cabendo a ele, em conjunto com a equipe médica, prescrever, a partir dos resultados dos exames e avaliações, o volume e a intensidade do treinamento, além de realizar os ajustes adequados à progressão da capacidade física do indivíduo. O objetivo deste artigo é relatar minha experiência como professor de educação física do programa de reabilitação cardíaca desenvolvido no Centro de Cardiologia do Exercício do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (CCEx-IECAC), localizado no Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Marcelo Carvalho Vieira, Centro de Cardiologia do Exercício do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (CCEx - IECAC)

Mestre em Saúde Pública pela ENSP-Fiocruz (2009). Especialista em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis pela ENSP-Fiocruz (2012). Pós-graduado em Gestão e Recursos Humanos pelo IAG - PUC Rio (2005). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Professor de Educação Física do Programa de Reabilitação Cardíaca do Centro de Cardiologia do Exercício do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (CCEx - IECAC).

Downloads

Publicado

2014-01-31

Edição

Seção

Ponto de Vista