SABERES E SABORES DO CORPO ESPORTIVO NO TEMPO PRESENTE: imagens e reflexos do esporte olimpico

Autores

  • Maria Cecilia de Paula Silva Universidade Federal da Bahia, FACED. CV: http://lattes.cnpq.br/7631240054495428

Palavras-chave:

Corpo esportivo

Resumo

Presente na vida cotidiana, de forma direta ou indireta, no suor que escorre pelo corpo atlético, esportivo, decorrente do esforço realizado ou pelos noticiários dos meios de comunicação. O esporte na sociedade contemporânea estrutura uma parte importante da vida pública. Nos propomos a refletir sobre saberes e sabores do corpo esportivo no tempo presente - sec. XXI, a partir de apontamentos referentes aos jogos pré-olímpicos e olímpicos de 2012 considerados como momento emblemático de uma ação direta, científica, de preparação física, tática e técnica, que aponta uma dimensão simbólica importante, explicitada na esperança da performance de "excelência” - o ouro olímpico. O estudo traz como pontos de convergência falas, gestos e expressões do corpo esportivo de jogadores de alto rendimento, das seleções do Brasil e da França, por meio de entrevistas. Notícias da mídia, imagens dos jogos olímpicos de Londres, observações do jogo pré-olímpico de Basquete em França se tornaram instrumentos de análise. Os resultados se expressam em uma discussão a respeito da educação ampliada nas lentes focadas nos corpos esportivos: os saberes e sabores envolvidos nesta ação pedagógica e refletidos pelas Olimpíadas, em contraposição a outra perspectiva educacional, de formação humana para a emancipação. Criador de eventos, como os Jogos Olímpicos e a Copa Mundial de Futebol, ele promove inúmeros encontros populacionais e manifestações que, de certa forma, indicam determinados ritmos ao tempo coletivo e individual. E ganham contornos singulares, se analisados pelas lentes de aumento da imprensa, do poder estabelecido, da mídia. Constitui-se parte do estágio pós-doutoral, Universidade Strasbourg-FR/ Programa CAPES/COFECUB (2011-2012).

 Palavras-chave: corpo esportivo; corpo e cultura; imagem e mídia; tempo presente; Jogos Olímpicos; formação humana; educação.

Biografia do Autor

Maria Cecilia de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia, FACED. CV: http://lattes.cnpq.br/7631240054495428

Professora Associada e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, atuando no ensino, pesquisa e extensão, na graduação, mestrado e doutorado. Pos-doutora em sociologia pela Universidade de Estrasburgo/França,( 2011-2012, bolsista CAPES/COFECUB), Doutora (bolsista CNPq) e Mestre (bolsista CAPES) pela Universidade Gama Filho/ RJ, na linha de pesquisa Educação e Cultura: Produção histórica da Educação Física Brasileira. Iniciou os estudos de graduação em História, Comunicação (na UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou. Área de atuação: Multidisciplinar; Ciências da Saude, Ciencias Humanas e Sociais aplicadas; especificamente, corpo e cultura; historia e memória; historia da Educação, Políticas Sociais e Públicas (ambiental, cultural, arte; processo civilizatório da cultura afro-brasileira e indígena, movimentos sociais, lazer, esporte), classe, gênero e etnia. e-mail: cecilipaula@gmail.com; mcecili@ufba.br

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-06-24

Edição

Seção

Ponto de Vista