Exclude Tag

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Analytica tem por política editorial publicar unicamente artigos e resenhas inéditos que satisfaçam a um elevado padrão de qualidade e rigor. O nome da revista não significa nenhuma opção doutrinal ou temática, embora reflita uma compreensão da filosofia como uma forma de discurso baseada na preocupação de argumentar e tornar claros os conceitos.

Acreditamos que se pode afirmar, sem prejulgar nem antecipar qualquer posição filosófica particular, que o pensamento filosófico é, ou pelo menos envolve, a análise conceitual e a argumentação. Não é por outra razão que as palavras “análise” e “analítica” estão ligadas às mais diversas concepções de filosofia. Dos Analíticos de Aristóteles à Analítica Transcendental kantiana, da análise intencional praticada por Husserl à Analítica Existencial praticada por Heidegger, para não falar da corrente filosófica contemporânea que se autodenomina analítica, a preocupação em desvelar e avaliar os pressupostos conceituais de nossos discursos teóricos e práticos parece ser uma meta comum a todas as orientações filosóficas.

Naturalmente, cada qual procura alcançá-la à sua maneira, mas sempre, em todo caso, argumentativamente, isto é, de tal sorte que a discussão e o diálogo entre os filósofos sejam possíveis. É sob a égide desse espírito do entendimento filosófico por meio da discussão argumentada que a Analytica é publicada.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Detalhar a política e os processos de avaliação pelos pares para leitores, autores, entre outros, incluindo o número de avaliadores normalmente utilizado para avaliar uma submissão, os critérios a serem julgados no documento, tempo padrão para conclusão de uma avaliação, e os princípios para recrutamento de avaliadores, que aparecerá na página Sobre da revista.

 

Periodicidade

A revista Analytica é publicada semestralmente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Assegurando a Avaliação por Pares Cega ("Blind Peer Review")

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  • Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc. 
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. 
  • Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.