O conceito hegeliano de ‘correção’ e suas relações com o conceito hegeliano de ‘verdade’

Autores

  • Federico Sanguinetti UFRN

DOI:

https://doi.org/10.35920/arf.v23i1.43429

Palavras-chave:

Verdade, Correção, Idealismo Alemão, Hegel

Resumo

RESUMO:

É notório que, em sua discussão da questão da verdade, Hegel distingue dois termos técnicos, correção (Richtigkeit) e verdade (Wahrheit). É notório também que, entre os dois conceitos, Hegel considera o conceito de verdade como aquele filosoficamente mais relevante. Por este motivo, diferentemente do conceito de verdade, tem sido objeto de
debate se Hegel teria considerado o conceito de correção como possuindo alguma função teórica positiva no contexto do seu pensamento maduro. Neste artigo defenderei a tese segundo a qual Hegel teria formulado uma série de reflexões coerentes acerca do conceito de correção que resultam relevantes no contexto do seu pensamento maduro, mesmo concedendo que tais reflexões não tenham sido desenvolvidas na forma de uma
teoria explícita, autônoma e separada da teoria da verdade. O meu objetivo é tentar resgatar a significação positiva das considerações hegelianas acerca da correção sem superestimar seu alcance e seu estatuto teórico.

 

Abstract:

It is known that, in his discussion of the question about truth, Hegel distinguishes between two technical terms: correctness (Richtigkeit) and truth (Wahrheit). It is also known that Hegel considers the concept of truth as being philosophically more relevant than the concept of correctness. For this reason, scholars have asked themselves whether or not Hegel considered his concept of correctness as having any theoretical value within the context of his mature system. In this paper I will claim that Hegel puts forward a series of coherent views about correctness that
are relevant for his mature thinking, even though he did not develop these views as an explicit, autonomous theory of correctness which is separated from his theory of truth. My aim is to try to highlight the positive meaning of Hegel’s reflections about correctness without overestimating its reach.

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Publicado

2021-04-30