SENHORA DAS CONQUISTAS E DAS MISSÕES: ORIGENS DA DEVOÇÃO DA VIRGEM DO ROSÁRIO COMO SANTA MÃE PROTETORA DOS PRETOS NO ULTRAMAR

Autores

  • Leonara Lacerda Delfino Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

projeto missionário, irmandades leigas, Nossa Senhora do Rosário

Resumo

Neste artigo procuramos abordar o surgimento da devoção do Rosário no contexto de florescimento das irmandades leigas, durante a reforma religiosa que marcou a mentalidade do período final da Idade Média. Além disso, abriremos também outra frente de análise para entendermos o projeto de missionário de consolidação da devoção durante a expansão ibérica no Ultramar e os significados adquiridos com o estabelecimento da empresa colonial e da escravidão no Novo Mundo. Entre as fontes primárias eleitas, utilizamos para o desenvolvimento da análise de discurso, o manual espiritual do dominicano Nicolau Dias e o inventariamento das devoções marianas feito pelo frei Agostinho de Santa Maria.

Biografia do Autor

Leonara Lacerda Delfino, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista pela CAPES.

Referências

BASTIDE, R. As religiões africanas no Brasil. Vol. 1 e 2. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1971.

BORGES, Célia. Escravos e Libertos nas Irmandades do Rosário.Juiz de Fora: editora da UFJF, 2005.

BOSCHI, C. C. Os Leigos e o Poder. São Paulo: Ática, 1986.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. A Terceira Devoção dos Setecentos Mineiro: O culto de São Miguel e Almas. Tese de Doutorado em História. São Paulo: FFLCH/USP, 1994.

CHARTIER, R. História Cultural: Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.

COELHO, Maria Helena da Cruz. “As confrarias medievais portuguesas: espaços de solidariedade na vida e na morte”. In: Confradias, grêmios, solidariedades em La Europa Medieval. XIX Semana de estudios Medievales. Estella. Gobeierno de Navarra: Departamento

de Educación y Cultura, 1992.

DIAS, Nicolau. Livro do Rosário de Nossa Senhora feito pelo Frei Nicolau Dias, mestre em Santa Teologia da Ordem de São Domingos (...). Lisboa: Biblioteca Nacional, [1573], Ed. 1982.

DUBY, G. Idade Média, idade dos homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GOMES, Saul. “Notas e documentos sobre as confrarias portuguesas. Entre o fim da Idade Média e o século XVII: O protagonismo dominicano de Sta. Maria Vitória”. In: Lusitania Sacra. Lisboa. 2' série, 7. Ano:1995, pp. 89-150.

GOMES, N. & PEREIRA, E. Mundo encaixado: Significação da cultura popular. Belo Horizonte/Juiz de Fora: Mazza/UFJF, 1992

HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 26ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

LIMA Jr. História de Nossa Senhora em Minas Gerais. Origens das principais devoções. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1956.

MOTT, L. “Cotidiano e violência religiosa: entre a capela e o calundu.” In: SOUZA, (org.) História da Vida Privada no Brasil. Cotidiano e vida privada na América Portuguesa São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

QUINTÃO, Antônia Aparecida. Lá vem meu parente: As Irmandades de pretos e pardos no Rio de Janeiro e Pernambuco. (Século XVIII). São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002.

REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas. São Paulo: Alameda, 2011.

SANTA MARIA, Frei Agostinho de. Santuário Mariano e a história das imagens milagrosas de Nossa Senhora. Tomo X. Lisboa: Oficina de Antônio Pedroso Galram, 2007, [1707-1723].

SCARANO, J. Devoção e Escravidão. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1978.

SOUZA, Juliana Beatriz Almeida. Senhora dos Sete Mares. Devoção mariana no império colonial português. Tese de Doutorado em História. Niterói: UFF, 2002.

THOMAS, K. A religião e o declínio da magia. São Paulo: Cia das Letras, 1991.

TINHORÃO, J. R. Festa de Negro em Devoção de Branco. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

________________. As festas no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2000.

VIEIRA, Pe. Antônio. “Sermões do Rosário”. In: VIEIRA, A. Sermões. Vol 10, 11 e 12. Lisboa: Lello e Irmão Aillaud e Lellos, 1951.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres