SOBRE O OLHAR, O TESTEMUNHO E A EXPERIÊNCIA DE EUCLIDES DA CUNHA NOS SERTÕES BAIANOS

Autores

  • Nathália Sanglard de Almeida Nogueira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Euclides da Cunha, testemunho, olhar etnográfico,

Resumo

Este trabalho examina, a partir da caderneta de campo e das correspondências de Euclides da Cunha para o jornal O Estado de S. Paulo, redigidas durante sua viagem à Bahia, as estratégias retóricas através das quais o autor assegurou sua presença e a legitimidade do seu relato sobre os sertões. Ao asseverar a primazia do contato, do olhar, Euclides dialogava com uma historiografia que contestava a limitação da operação historiográfica ao exame de arquivos, sustentando sua ampliação com pesquisas de cunho etnográfico.

Biografia do Autor

Nathália Sanglard de Almeida Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em História da Universidade Federal Fluminense. Bolsista da CAPES

Referências

CUNHA, Euclides. Caderneta de Campo. ANDRADE, Olímpio de Sousa (Org.). São Paulo; Brasília: Cultrix, 1975.

_________. “Academia Brasileira de Letras (Discurso de recepção), 1903”. In: Obra Completa. COUTINHO, Afrânio (Org.). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. _________. Diário de uma expedição. GALVÃO, Walnice Nogueira. (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

_________. Os sertões: (campanha de Canudos). São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. ABREU, Regina. “O livro que abalou o Brasil: a consagração de Os sertões na virada do século”. In: História, Ciência, Saúde – Manguinhos, vol.5, Rio de Janeiro, julho, 1998, p.93-115.

AMADO, Gilberto. Mocidade no Rio e Primeira Viagem à Europa. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1956.

ARAUJO, Ruy Magalhães de. “Comentários sobre as várias edições d’Os sertões, de Euclides da Cunha”.In: SOLETRAS, ano II, nº 04. São Gonçalo: UERJ, julho-dezembro, 2002, p. 47-56. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/soletras/4/05.pdf>. Acesso em: 20/11/13

BERNUCCI, Leopoldo M. A imitação dos sentidos: prógonos, contemporâneos e epígonos de Euclides da Cunha. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.

BELLUZZO, Ana Maria, “O viajante e a paisagem brasileira.” In: Revista Porto Arte: Porto Alegre, v. 15, nº 25, novembro, 2008, p. 40-57.

CALASANS, José. “Euclides da Cunha e Siqueira de Menezes”. In: Arquivos da Universidade da Bahia, Faculdade de Filosofia, vol. V, Bahia, 1956.

__________. “Euclides da Cunha nos jornais da Bahia”. In: Revista de Cultura da Bahia, n. 4, julho-dezembro de 1969. Disponível em:

<http://josecalasans.com/downloads/artigos/17.pdf>. Acesso em: 07/07/13.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002.

GALVÃO, Walnice Nogueira. No calor da hora: a guerra de Canudos nos jornais. São Paulo: Ática, 1994.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Artigos Livres