A VOZ DO SANGUE: O DIÁLOGO DE PAULO PRADO E BLAISE CENDRARS EM TORNO DE RETRATO DO BRASIL

Autores

  • Henrique Pinheiro Costa Gaio Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Retrato do Brasil, Paulo Prado, Blaise Cendrars,

Resumo

O Retrato do Brasil, ensaio de Paulo Prado (1869-1943) publicado em 1928, mostra-se marcado decisivamente por uma tensão entre tradição e modernidade. Todavia, antes de cartografar uma tensão constitutiva nos escritos de Paulo Prado, o movimento que se pretende neste artigo é o de sublinhar o diálogo estabelecido com o poeta Blaise Cendrars no momento de redescoberta do Brasil e o significado profundo que este reconhece em Retrato do Brasil. A conversa em torno do retrato proposto indica uma profícua troca intelectual que emerge da relação de Blaise Cendrars com o Brasil, e, particularmente, com os modernistas de São Paulo, podendo servir para reforçar traços peculiares da obra de Paulo Prado e sua afinidade com certa substância interior que se manifesta na ficção de vanguarda do poeta.

Biografia do Autor

Henrique Pinheiro Costa Gaio, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor pela PUC-Rio (2014) e atualmente realiza Pós-Doutorado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Email: henriquecgaio@gmail.com

Referências

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Publicado

2021-08-04

Edição

Seção

Artigos de Dossiê