As histórias em quadrinhos nos livros didáticos de E/LE: uma análise do uso de HQs nos livros didáticos "Cercanía Joven" e "Enlaces - español para jóvenes brasileños"

Autores

  • Aline de Araujo Torres Gabriel UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thaís Vale Rosa Pereira UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Neste trabalho nos propomos a analisar as atividades relacionadas ao gênero História em quadrinhos em especial as questões desenvolvidas com foco na compreensão leitora, nos livros didáticos Cercanía joven (Coimbra, L.; Chaves, L. S.; Barcia, P., 2013) e Enlaces: español para jóvenes brasileños (Osman et al., 2013), ambos aprovados pelo Programa nacional de Livros Didáticos - PNLD 2015. Sendo assim, analisamos se os critérios específicos de Língua Estrangeira Moderna, recomendados no edital do PNLD 2015, que observam se a obra: “propõe atividades de leitura comprometidas com o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica”; “utiliza ilustrações que reproduzam a diversidade étnica, social e cultural das comunidades, das regiões e dos países em que as línguas estrangeiras estudadas são faladas”; entre outros critérios, são aplicados no gênero “História em quadrinhos” (HQs) e em suas respectivas atividades, a fim de propiciar a ampliação da formação de cidadãos críticos e reflexivos.

Downloads

Publicado

2016-09-19

Edição

Seção

Artigos