Gênero multimodal na sala de aula: uma propaganda digital em foco

Autores

  • Érica Barreiros CPII - Colégio Pedro II
  • Regina Lúcia Rocha CPII - Colégio Pedro II

Resumo

No mundo contemporâneo, os textos verbais não estão sós, mas aparecem unidos
a imagens, cores e diversas formatações. Dada à pluralidade de linguagens, o enfoque na oralidade e na escrita não é mais suficiente para revelar a totalidade dos usos da língua e de seus fenômenos. A linguagem escrita é apenas um dos modos dos elementos representativos, e nem sempre o central, em inúmeros textos.
De acordo com Kress e van Leewen (2006), a multimodalidade é uma
característica de todos os gêneros textuais, já que, na materialização do discurso,
articulam-se vários modos semióticos -- como gesto, olhar, movimento, imagem, efeitos sonoros, recursos verbais --, todos concernentes à cultura, com implicações diversas na produção de sentidos.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Edição

Seção

Artigos