Gênero multimodal na sala de aula: uma propaganda digital em foco

Érica Barreiros, Regina Lúcia Rocha

Resumo


No mundo contemporâneo, os textos verbais não estão sós, mas aparecem unidos
a imagens, cores e diversas formatações. Dada à pluralidade de linguagens, o enfoque na oralidade e na escrita não é mais suficiente para revelar a totalidade dos usos da língua e de seus fenômenos. A linguagem escrita é apenas um dos modos dos elementos representativos, e nem sempre o central, em inúmeros textos.
De acordo com Kress e van Leewen (2006), a multimodalidade é uma
característica de todos os gêneros textuais, já que, na materialização do discurso,
articulam-se vários modos semióticos -- como gesto, olhar, movimento, imagem, efeitos sonoros, recursos verbais --, todos concernentes à cultura, com implicações diversas na produção de sentidos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.