Convocatória “Agora eu era o herói": brincadeiras e cultura lúdica nas infâncias e juventudes latino-americanas

Em seu livro <Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura, de 1938, Johan Huizinga defende que o caráter divertido dos jogos produz uma evasão do cotidiano, criando realidades que, por sua vez, expressam visões de mundo. É nesse sentido que podemos falar de uma cultura lúdica. Outros autores, como Gilles Brougère, expandiram essa concepção, buscando entender como os diferentes contextos históricos, sociais, políticos e econômicos podem engendrar diferentes ludicidades.


São inegáveis e valiosas as contribuições teóricas e metodológicas que permitiram a construção de uma ampla pasta de estudos sobre o tema. Sem desconsiderar esse aporte, mas buscando avançar em relação a ele, esta convocatória de Seção Temática da revista DESIDADES objetiva reunir pesquisadores e pesquisadoras que investiguem as culturas lúdicas de crianças, adolescentes e jovens da América Latina. A intenção de privilegiar um olhar do sul global significa fazer o exercício de interrogar visões hegemônicas e historicamente prevalecentes da cultura lúdica infantil.


A  organização desta Seção Temática  visa congregar as diferentes perspectivas por meio das quais pesquisadores e pesquisadoras estão construindo reflexões, saberes e metodologias relacionados às culturas lúdicas da América Latina. Para tanto, esperamos receber propostas de áreas distintas como antropologia, sociologia, educação, psicologia, psicanálise, ciência política, comunicação, geografia e história, entre outras. A abordagem interdisciplinar ajudará a compreender como crianças e adolescentes - e jovens em geral - se apropriam de um repertório de jogos e brincadeiras, recriando, reinventando e tornando-se participantes da produção de culturas lúdicas. 


Com base nessa concepção, convidamos autores e autoras a submeterem trabalhos oriundos de pesquisas teóricas e empíricas que versem sobre enquadramentos diversos da ludicidade no cotidiano infanto-juvenil latinoamericano, tais como: 


  1. Cultura lúdica e diversidade: gênero, raça-etnia, classe social, relações intergeracionais; 

  2. Cultura lúdica e território: contextos rurais e urbanos, visões periféricas, movimentos de contracultura;

  3. Cultura lúdica e brincadeiras: herança cultural, cultura imaterial, memória; 

  4. Cultura lúdica e indústria cultural: brinquedo, cultura material, artefato cultural;

  5. Cultura lúdica e mídia: representações, discursos, narrativas, consumo;

  6. Cultura lúdica e tecnologia: culturas digitais, games e gamers, oportunidades e riscos; 

  7. Cultura lúdica e ambiente escolar: práticas lúdicas em contextos educativos, aprendizagem e ludicidade, formação de professores/as e ludicidade; 

  8. Cultura lúdica e metodologias: etnografias, estudos de caso, processos de escuta;

  9. Cultura lúdica e produção de subjetividade: processos de socialização, práticas identitárias;

  10. Cultura lúdica e cidadania: direito à brincadeira e ao lazer, espaço público, políticas públicas;

  11. Cultura lúdica e pandemia: processos de apropriação, constrangimentos, inventividades.

  12. Cultura lúdica e saúde: inclusão social, processos terapêuticos, políticas públicas.



Editoras:

Adelaide Rezende de Souza (UFRJ)

Daniela Finco (Unifesp)

Renata Tomaz (UFF)


Sobre a revista DESIDADES:

DESIDADES é uma revista científica eletrônica na área de infância e juventude latino-americanas, com periodicidade quadrimestral. Publica textos em português ou espanhol. É uma publicação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas, NIPIAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está comprometida em divulgar a pesquisa científica para além dos muros da Universidade estabelecendo um diálogo com pesquisadores, profissionais, estudantes e demais interessados na área de infância e juventude.


Processo de submissão

Todos os trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema OJS da revista DESIDADES, sob a designação seção temática, e estar inteiramente ajustados ao modelo informado nas diretrizes para autores.


Término da submissão: 15/09/2021

Publicação: abril de 2022

Link das diretrizes para autores: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/about/submissions#authorGuidelines 

E-mail de contato: submissaodesidades@gmail.com