CONVOCATÓRIA DE SEÇÃO TEMÁTICA: BEBÊS

Grandes esforços vêm sendo feitos nas áreas das ciências humanas e sociais para entender o papel que os bebês ocupam no desenvolvimento e reprodução de uma cultura. Enquanto sujeitos que interessam à sociedade como um todo, ainda muito pouco é dito, feito e pesquisado tendo os bebês como objeto de estudo, visando sua adequada criação, o cuidado da sua saúde, as formas de alimentação e estimulação, além de tudo aquilo que possa antecipar seu crescimento sem obstáculos até poder se tornar um adulto criativo e adaptado ao seu entorno. Mas o que podemos dizer sobre o lugar dos bebês como membros efetivos de uma comunidade? O imaginário que cada sociedade reproduz sobre a importância desses atores diz da complexidade e das dinâmicas que qualquer bebê, a partir da sua existência, estabelece com as outras pessoas.

A reflexão e a discussão sobre as teorias e categorias usadas para localizar e compreender os atores mais novos da comunidade humana implicam considerá-los como sujeitos com uma determinada posição e identidade no interior da mesma. Ao lançar esta Seção Temática sobre “Bebês” nos interessa saber como esses processos acontecem no contexto da América Latina: a forma como se estabelecem as relações entre os bebês com as demais pessoas nas diversas comunidades, as particularidades dessas trocas, encontros e desencontros, os impactos na cultura, na economia e na política.

A DESIDADES – Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude – convida pesquisadores e profissionais da América Latina para a submissão de artigos científicos para a Seção Temática “Bebês” a ser publicada em agosto de 2022.

Esta seção tem o objetivo de divulgar, a partir de um enfoque multidisciplinar, discussões teóricas e relatos empíricos que contribuam para o aprofundamento da análise e compreensão da vida dos bebês. Para isso é importante considerar as diferentes formas de organização social, cultural e política na América Latina, as dinâmicas parentais e institucionais com eles estabelecidas, a importância outorgada aos bebês na vida social e cultural, a sua inclusão no desenvolvimento de uma determinada cultura, as interfaces entre as práticas de cuidado de bebês e as políticas.

Os/As interessados/as devem submeter os devidos artigos no site da revista DESIDADES https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/. O/a proponente deve estar atento/a para no “Passo 1. Iniciar submissão” preencher o campo Seção com a alternativa “Seção Temática”.
Caso contrário, o artigo não será processado para a Seção Temática, entrando no fluxo de artigos para as outras edições.
A seguir um elenco de subtemas que estão inclusos nesta temática:


1) A vida psíquica dos bebês, a função de cuidados com os bebês.
2) Bebês e suas famílias.
3) A saúde dos bebês.
4) O papel da comunidade nos cuidados dos bebês.
5) Bebês em culturas indígenas e rurais.
6) Os cuidados dos bebês nas diversas culturas.
7) O bebê na lente da diversidade cultural.
8) A tecnologização dos cuidados com os bebês.
9) Bebês no contexto da pandemia: desafios.
10) Os cuidados de bebês e as políticas.

Editoras:


Silvia Maria Abu-Jamra Zornig - Editora Convidada PUC-RJ
Sofía Hengen - Editora Assistente Nipiac UFRJ
Sonia Borges Cardoso de Oliveira - Co-Editora Nipiac/UFRJ

Sobre a revista DESIDADES

DESIDADES é uma revista científica na área da infância, adolescência e juventude latino americanas, com periodicidade quadrimestral. Publica textos em português ou espanhol. É uma publicação do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas, NIPIAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está comprometida em divulgar a pesquisa científica para além dos muros da Universidade estabelecendo um diálogo com pesquisadores, profissionais, estudantes e demais interessados na área de infância e juventude.

Processo de submissão

Todos os trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema OJS da revista DESIDADES, sob a designação seção temática, e estar inteiramente ajustados ao modelo informado nas diretrizes para autores.

Término da submissão: 28/02/2022
Publicação: agosto de 2022

Link das diretrizes para autores: http://desidades.ufrj.br/normas-para-publicacao

E-mail de contato: submissaodesidades@gmail.com