Biblioteca 21 de abril: experiências coletivas junto a crianças e jovens do sertão cearense, Brasil

Autores

  • Raimundo Augusto Martins Torres Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Leidy Dayane Paiva de Abreu
  • Aretha Feitosa de Araújo
  • Maria Rocineide Ferreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i20.21242

Resumo

A experiência tem como objetivo descrever as práticas coletivas, culturais e de leitura
junto a crianças da Associação dos Jovens do Irajá – AJIR/Biblioteca 21 de Abril, distrito de
Hidrolândia/CE, com base nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. O projeto de extensão
tem o acompanhamento pedagógico de pesquisadores, enfermeiros(as) mestres e
doutor da Universidade Estadual do Ceará, representantes da AJIR, e duas monitoras,
estudantes de pedagogia da comunidade irajaense, junto às crianças que participam da
Biblioteca 21 de Abril. Esses sujeitos apresentaram suas redações e desenhos acerca de
suas leituras e histórias de vida. Posteriormente, foram realizadas expressões artísticas
e culturais como dança, teatro, cordel, poesia, música etc. Logo, a experiência favoreceu,
incentivou e estimulou a utilização e a expressão de diferentes formas de linguagem,
leitura e representação da realidade, por meio de uma prática de leitura emancipatória,
com estabelecimento de vínculos e troca de saberes.


Palavras-chave: cultura popular, crianças, leitura, arte, círculos de cultura.

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Publicado

29-10-2018

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE