Análise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina

Autores

  • Lucia Rabello de Castro
  • Isa Kaplan Vieira
  • Juliana Siqueira de Lara
  • Karima Oliva Bello
  • Sabrina Dal Ongaro Savegnago

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i9.2864

Resumo

Este artigo, empreendido por integrantes da equipe do periódico DESidades, examina e discute criticamente algumas tendências a partir de um trabalho minucioso de buscas de obras científicas publicadas sob a forma de livro, nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, no âmbito dos países latino-americanos, que se desenvolve desde o lançamento desse periódico. A análise dos levantamentos bibliográficos evidenciou que, ao longo do período de janeiro de 2014 a junho de 2015, essa produção se apresenta incipiente e pouco acessível, revelando que o mercado editorial na América Latina para a publicação e divulgação de obras científicas sobre esses campos se mostra problemático. As publicações encontradas apontam para a prevalência da área da Educação como aquela que detém a maior produção de livros, sendo esta mesma área aquela que não faz menção às crianças e aos jovens nos resumos de suas obras, atestando uma invisibilização desses sujeitos nos processos educacionais em que estão inseridos, mostrando se controversa. Muitos desafios são apontados por esse mapeamento, o que nos faz refletir sobre os esforços menos comedidos que devemos coletivamente assumir para que os campos da infância e juventude se estruturem e se consolidem na América Latina.

 

Palavras-chave: produção bibliográfica, infância, juventude, América Latina.

 

Referências

ALDERSON, P. Childhoods real and imagined: an introduction to critical realism and childhood studies. Londres e New York: Routledge, 2013.

CASTRO, L. R.; KOMINSKY, E. Childhood and its regimes of visibility in Brazil: an analysis of contribution of the Social Sciences. Current Sociology, v. 58, n. 2, p. 206-231, mar. 2010.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório Avaliação 2010-2012 Trienal 2013: Área Psicologia. Brasília, 2013a. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDozYmEwNjgwYTJmMjE1Y2Y1. Acesso em: 24 out. 2015.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório de Avaliação 2010-2012 Trienal 2013: Área Sociologia. Brasília, 2013b. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDozYTY0MDM3YmMxMmJkY2Nm. Acesso em: 24 out. 2015.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório Avaliação 2010-2012 Trienal 2013: Área Educação. Brasília, 2013c.

Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo0ZmE1Njg0MDc4MjUwZjc3. Acesso em: 24 out. 2015.

MUELLER, S. P. M. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, fev. 2005.

SIROTA, R. L’enfance au regard des Sciences sociales. AnthropoChildren, n. 1, jan. 2012.

SPOSITO, M. P. (Org.) O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social 1999 – 2006. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.

WYN, J.; CAHILL, H. (Org.). Handbook of Children and Youth Studies. Springer-Verlag Singapur, 2015.

Downloads

Publicado

22-01-2016

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE