“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46318

Palavras-chave:

infância, mídia, consumo, brinquedo, brincar

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o intuito de compreender as influências midiáticas sobre o brincar nas infâncias urbanas e contemporâneas, tendo como base o documentário Criança, a alma do negócio. Após assistir atentamente ao documentário, algumas cenas foram descritas e extraímos, dos argumentos e das discussões, temáticas que foram categorizadas e analisadas à luz da produção acadêmica vigente. Concluímos que a publicidade infantil, por intermédio dos veículos midiáticos, pretende manipular os desejos das crianças como estratégia comercial para vender seus produtos, assim como também o fato de que, em alguma medida, os meios de comunicação contemporâneos e seus produtos culturais servem de elementos para a construção do brincar.

Biografia do Autor

José Fernandes Pontes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Ibirité, Minas Gerais, Brasil

Licenciando em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Marco Antônio Soares Arruda, Universidade do Estado de Minas Gerais, Ibirité, Minas Gerais, Brasil

Licenciando em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Luciano Silveira Coelho, Universidade do Estado de Minas Gerais, Departamento de Ciências do Movimento Humano, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Licenciado em Educação Física pela UFMG, Mestre em Lazer pela EEFFTO/UFMG e Doutorando em Educação pela FAE/UFMG. Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e líder do grupo de pesquisa Ciranda

Cássia Danielle Monteiro Dias Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais, Departamento de Ciências do Movimento Humano, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação - Conhecimento e Inclusão Social, pelo Programa de Pós-graduação: Educação e Inclusão Social - FaE/UFMG (conclusão em 21/05/2021). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação: Educação, Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG (Linha de pesquisa: História da Educação), 2012. Licenciada em Educação Física pela UFMG, em 2009. Docente efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Ibirité, no Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH). Pesquisadora do Centro de Memória do Esporte e do Lazer da UFMG, ligada ao grupo de pesquisa que atualmente desenvolve o estudo intitulado "Modelos pedagógicos, formação docente e práticas escolares: o ensino da Educação Física em Belo Horizonte (1947- 1977)". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Corpo (GEPEC), da UEMG.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE - SEÇÃO TEMÁTICA:BRINCADEIRAS E CULTURA LÚDICA NAS INFÂNCIAS E JUVENTUDES LATINO-AMERICANAS