Grandes demais para brincar? Brincadeiras, lugares e territórios lúdico-interacionais na cultura lúdica adolescente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v0i32.46372

Palavras-chave:

brincadeira, adolescência, territórios lúdico-interacionais, cultura lúdica, adolescência e redes de amizade

Resumo

A brincadeira é um conjunto de comportamentos adaptados, altamente complexo e multifacetado, que já fazia parte do repertório dos primeiros grupos humanos de caçadores e coletores. É importante conhecer o contexto de ocorrência desses comportamentos e, consequentemente, as concepções de “espaço”, “lugar” e “território” onde as relações lúdicas acontecem. O presente artigo teve como objetivo realizar um estudo exploratório a respeito das concepções sobre o brincar, bem como sobre os lugares de brincadeira e a constituição dos territórios lúdico-interacionais presentes nas práticas lúdicas dos adolescentes e seus companheiros de brincadeira. Os participantes deste estudo forneceram dados a respeito de sua percepção da importância das brincadeiras para o estabelecimento e a manutenção das relações de amizade, do desenvolvimento físico e cognitivo.  A diversão e a descontração foram indicadas como características das interações lúdicas na escola, na casa dos amigos e na própria casa. Discutiu-se a significância do contexto de interação lúdica, formado por espaços e por pessoas. 

Biografia do Autor

Bianca Becker, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, Salvador, Bahia, Brasil

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Análises Comportamentais e Práticas Culturais (ACPC); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Brincadeiras e Contextos Culturais - Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia.
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE - SEÇÃO TEMÁTICA:BRINCADEIRAS E CULTURA LÚDICA NAS INFÂNCIAS E JUVENTUDES LATINO-AMERICANAS