DIADORIM VOLUME 27.3 - Especial - Dossiês de Língua e Literatura - PRORROGADO

2025-02-16

Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários

UFRJ – Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas

2025, volume 27, número 3 (Especial), dossiês temáticos de língua e literatura

Chamada para artigos: DIADORIM VOLUME 27.3 – Especial – DOSSIÊS de Língua e de Literatura (TEMÁTICOS) - 2025

Período de submissão: 01/04/2025 – 10/06/2025

Informamos que é possível submeter, A PARTIR DE 01 de abril e ATÉ 10 de junho de 2025, artigos científicos para o processo de avaliação, por pares/duplo-cego, de nosso periódico para publicação no número 3 ESPECIAL do volume 27 da Diadorim - revista de estudos linguísticos e literários 2025, do Programa de Pós-Graduação de Letras Vernáculas (Cursos de Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (http://www.posvernaculas.letras.ufrj.br/pt//). Desse número, constarão dois dossiês: um de língua e outro de literatura. Ambos são temáticos. A organização e a edição dos dossiês desse número estão sob a responsabilidade de pesquisadores experientes da área de Letras e Linguística.

Os dossiês de língua e literatura do terceiro número, ESPECIAL, do volume 27 da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários recebem submissões, em PORTUGUÊS e INGLÊS, para o número com dois dossiês.

Dossiê de Literatura / Literature Dossier

Margens e travessias na produção poética de mulheres

O exercício de análise crítica transdisciplinar, como forma de emancipação social e cultural de nossas universidades, parece atrair mais estudiosas/os da ficção do que da poesia produzida por mulheres, embora hoje não se possa mais contestar o número de publicações de poesia de autoria de mulheres que vêm de encontro ao discurso hegemônico dos modos culturais dominantes, segundo as ideologias patriarcais, sexistas e racistas, e colocam em pauta, além dos problemas de gênero, as questões que se inter-relacionam com classe, raça, etnia, idade e orientação sexual. Sobre a produção poética de mulheres, incluindo a de mulheres negras e indígenas, pode-se afirmar que ela provoca a intensa experiência de reconstrução de referências. Na leitura interpretativa e investigativa dessa produção, dois campos de interesse passam a ser mobilizados e impactam não apenas como temas de pesquisa, mas também como metodologia: o pensamento acerca da literatura negra e indígena e os estudos sobre branquitude e história literária. Isso implica pensar a leitura de poesia como etapa importante da formação e autoatualização docentes. Lembramos, por exemplo, a ferramenta conceitual da “escrevivência” (Conceição Evaristo), importante referencial teórico de estudo e pesquisa para se fazer uma leitura mais completa de obras literárias escritas por mulheres negras. A respeito da poesia, os elementos constitutivos da linguagem literária não devem ser trabalhados em si, descontextualizados da história e da sociedade ou mesmo da própria leitura de uma obra poética, de modo a-histórico ou abstrato, mas como momento de formação da leitura literária que também poderá ser recurso de uma prática didática consequente e com intencionalidade pedagógica. Nos termos de bell hooks, “hoje em dia, quando a ‘diferença’ é tema quente nos círculos progressistas, está na moda falar de ‘hibridização’ e ‘cruzar fronteiras’, mas raramente encontramos exemplos concretos de indivíduos que realmente ocupem posições diferentes dentro das estruturas e partilhem ideias entre si, mapeando seus terrenos, seus vínculos e suas preocupações comuns no que se refere às práticas de ensino”. Por isso, faz-se necessário o aprofundamento da crítica literária em poesia de autoria de mulheres, e propomos, neste dossiê, discutir como a produção de autoria de mulheres, das fronteiras e nas margens, quebra os círculos viciosos das hierarquizações. Recriações de mundos, alteridades em movimento, falácias da unidade, saberes do/em processo, parcialidades de universalidades, possibilidades de (des)encontro, desierarquização de gêneros, acentricidades, multilinguismo, cruzamento de fronteiras linguísticas, travessias interculturais, dinamicidades entre oralidade e escrita, oralitura, preservação da biodiversidade, paisagens ecológicas, ecopoesia, ecologia da palavra, ecologia linguística – estes são alguns dos aspectos temáticos e formais recorrentemente alinhados à dicção da poesia contemporânea, de várias línguas, culturas e nacionalidades, que culminam, quase sempre, no enfrentamento dos sistemas de saber e de poder cristalizados, deslocando, atravessando, rasurando, abolindo fronteiras e, ao mesmo tempo, estabelecendo atravessamentos entre a literatura e a busca da decifração do real e da experiência estética. Nosso objetivo precípuo é, portanto, pensar com a linguagem poética e observar como ela lida com essas questões sob o viés crítico feminista contra as colonialidades da mente, do gênero, da língua, do espaço, do saber e, mesmo, da própria história e crítica literárias. Para isso, serão bem-vindas a este dossiê análises sobre poemas isolados e/ou obras completas de diferentes gêneros poéticos (poemas líricos, épicos, curtos, longos, prosa poética, poema em prosa), produções poéticas orais ou escritas, em uma única língua ou multilíngues, individuais ou coletivas, com abordagem comparativa (interlínguas, interartes, interautoras, intermídias) ou não.

 

Editoras convidadas, Dossiê de literatura:

Anélia Pietrani, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Adriana Barbosa, Universidade de Brasília (Brasil)

Daiana Nascimento dos Santos, Universidad de Playa Ancha (Chile)

 

Dossiê de Língua / Language Dossier

 

Fonética, Fonologia e Prosódia: uma homenagem ao Professor João Moraes.

As áreas de Fonética, Fonologia e, especialmente, Prosódia tiveram, no Português do Brasil, grandes contribuições advindas dos trabalhos do Professor João Moraes, homenageado no V Seminário Internacional de Fonologia, que aconteceu em novembro de 2024, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim, propomos aqui um número especial da Revista Diadorim (volume 27), que celebre sua trajetória científica.

            Este volume especial receberá contribuições de publicações nas seguintes macrotemáticas:

 

(1) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia: Teoria, Descrição e Uso;

(2) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia e Interfaces;

(3) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia e Línguas em Contato;

(4) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia Experimentais;

(5) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia Forenses;

(6) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia na Fala Atípica;

(7) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia e Aquisição da Linguagem;

(8) Fonética, Fonologia e/ou Prosódia e Ensino/Aprendizagem;

(9) Estudos da Entoação, do Ritmo, do Acento e da Qualidade de Voz;

(10) Prosódia Multimodal e Expressiva.

 

Os artigos poderão ser redigidos em Português e Inglês.

 

Editoras convidadas, Dossiê de língua:

Manuella Carnaval, Universidade Federal do Rio Janeiro (Brasil)

Carolina Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba (Brasil)

 

**Template para a versão final dos artigos (que, na versão de submissão, não devem ter autoria identificada): https://drive.google.com/drive/folders/1bk_RRV5bENY-Tt6mfJ5O4jJqJnu4kH6_?usp=sharing

***Link para mais informaçõeshttps://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/about/submissions