Notas sobre a construção de uma comunidade: a poesia de 'Três rostos', de Fiama Hasse Pais Brandão

Autores

  • Marlon Augusto Barbosa UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Fundão

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n1a17894

Palavras-chave:

Três rostos, Fiama Hasse Pais Brandão, Comunidade poética.

Resumo

No livro de poemas intitulado Três rostos, da escritora portuguesa Fiama Hasse Pais Brandão, publicado pela primeira vez em 1989, “sons nocturnos e diurnos” (BRANDÃO, 1989, p. 70) de inúmeros animais parecem se fundir em prol da construção de uma comunidade poética. Essa comunidade é construída pelo “canto” de aves, cães, rãs, vespas...  O objetivo deste texto é pensar, a partir desses sons que se fundem, a construção de pelo menos três eixos – ou três rostos – que dão corpo a uma certa comunidade: a relação entre os elementos que são tecidos pelos poemas; a relação entre os poemas e outros poemas; e as possíveis relações que Fiama Hasse Pais Brandão constrói com outros poetas.

Biografia do Autor

Marlon Augusto Barbosa, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Fundão

Doutorando em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura (PPGCL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Três rostos. Lisboa: Assírio & Alvim, 1989.

CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Introdução de Antônio Soares Amora. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1980.

DERRIDA, Jacques. Gêneses, genealogias, gênero e o gênio. Tradução do francês de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2005.

HOMERO. Odisseia. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2014.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996, v. I.

MELO NETO, João Cabral de. Melhores poemas de João Cabral de Melo Neto. Seleção de Antonio Carlos Secchin. 8ͣ edição. São Paulo: Global, 2001.

Metamorfoses, n° 6. Revista de Literatura. Rio de Janeiro/ Lisboa: Caminho, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. “A República dos poetas”. In: O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna. Tradução do francês de Marcelo Mori. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

SILVEIRA, Jorge Fernandes. Lápide e versão: o texto epigráfico de Fiama Hasse Pais Brandão: ensaios seguidos de Memorial da Pedra: antologia poética. Rio de Janeiro: Bruxedo, 2006.

Downloads

Publicado

2018-06-11