Fiama Fiandeira: o fascínio pelo hermetismo

Autores

  • Cinda Gonda Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n1a18299

Palavras-chave:

Fiama Hasse Pais Brandão, António Ramos Rosa, Árvore, hermetismo, poesia contemporânea.

Resumo

As estratégias de leitura de um poema, como as definiu, ainda nos anos 1980, o crítico português Eduardo do Prado Coelho, a que se soma um projeto de abordagem textual “ao rés do chão”, como a deseja Jorge Fernandes da Silveira, constituem os pontos de partida teóricos para encontrar a via de leitura da poesia de Fiama Hasse Pais Brandão e do seu fascínio pelo hermetismo. Numa segunda etapa, este ensaio gostaria de propor, juntamente com António Ramos Rosa, que a opção pelo hermetismo é a marca central da poesia contemporânea, o que permite em consequência recuperar aquele elo perdido entre a poesia de Orpheu e os poetas do grupo Poesia 61.

Biografia do Autor

Cinda Gonda, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Graduação em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Mestrado em Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988), sobre a obra de António Lobo Antunes e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), com ênfase na Revista Árvore, publicação dos anos 50 em Portugal. Atualmente é professor Adjunto 4, Departamento de Letras Vernáculas, da Faculdade de Letras / Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando nos cursos de Graduação, Pós- Graduação e Extensão.Seus temas de pesquisa giram em torno da prosa de ficção e da poesia, da história da cultura e da Educação. Coordenadora do Curso de Especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas/ UFRJ, Pós Graduação Lato Sensu, desde 2006. Professora do Curso de Formação Continuada do Programa Integrado para Educação de Jovens e Adultos, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, desde 2012. Orientadora e Coordenadora do Projeto de Incentivo à leitura - Biblioteca Itinerante, vinculado ao Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos, desde 2012, Orientadora e Coordenadora do Projeto Diálogos Culturais - vinculado ao Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos, desde 2015.

Referências

BARTHES, Roland. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris: Seuil, 1975.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão dupla. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra breve. Lisboa: Teorema, 1991.

COELHO, Eduardo Prado. A letra litoral. Lisboa: Moraes, 1979.

COELHO, Eduardo Prado. “A escala do olhar”. Público. Lisboa, 02 de Setembro de 2000.

GONDA, Cinda. “O que dizem as águas – a força de um diálogo: Casimiro de Brito e António Ramos Rosa”. In: Poesia 61 hoje. Org. Jorge Fernandes da Silveira e Luís Maffei. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2011.

GONDA, Gumercinda. Árvore e o sentido da Modernidade (As mil maneiras de ver). Tese Doutorado. Programas de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Faculdade de Letras. 2006.

LOURENÇO, Eduardo. Tempo e poesia. Porto: Inova, 1974.

LUKÁCS, Georg. A alma e as formas. Intr. Judith Butler. Trad. Rainer Patriota. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PAZ, Octávio. Poesía en movimiento. México: SigloVeintiuno, 1976.

ROSA, António Ramos. “Fiama Hasse Pais Brandão. (Este) Rosto”. Crítica de Livros de Literatura Portuguesa. “Recensões Críticas”. Colóquio Letras, nº 1 / março 1971.

ROSA, António Ramos. Poesia liberdade livre. Lisboa: Moraes, 1962.

Downloads

Publicado

2018-06-11