DICIONÁRIOS DIALETAIS EM SALA DE AULA: PARA QUÊ E PARA QUEM?

Autores

  • Ivan Pedro Nascimento UFBA

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39142

Palavras-chave:

Dicionários dialetais, Lexicografia histórico-variacional, Ensino.

Resumo

Discute-se, neste trabalho, o dicionário dialetal enquanto obra de referência linguística, atentando para a questão do público-alvo e do seu uso em situações sociocomunicativas, para que se proporcione um ensino-aprendizagem de língua em perspectiva histórico-variacional. Desenvolve-se uma discussão sobre léxico, variação diatópica e dicionários na perspectiva do ensino, dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Procedeu-se a uma breve análise lexicográfica do Vocabulário Dialetal Baiano (2017), de Isamar Neiva de Santana, destacando-se potenciais pedagógicos. Ao final, esboçam-se quatro tipos de atividades com o uso de dicionários dialetais e um plano de aula. Também há uma reflexão sobre a necessidade de se estabelecer uma relação constante entre ensino e pesquisa para o acesso a diferentes e novos recursos.

Biografia do Autor

Ivan Pedro Nascimento, UFBA

Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre pelo
Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da UFBA (PPGLinC-UFBA). Salvador-BA.

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier