A PESCA E A LINGUAGEM EM SIRIBINHA E BOM JESUS DOS PASSOS: POSSÍVEIS OLHARES LINGUÍSTICO-ETNOGRÁFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39729

Palavras-chave:

Comunidades pesqueiras, Linguística, Etnografia, Geolinguística, Etnolinguística.

Resumo

O presente estudo propõe um olhar linguístico-etnográfico nos resultados da pesquisa de Mestrado A linguagem da pesca em comunidades baianas: um estudo dialetal em Siribinha e Bom Jesus dos Passos (DULTRA, 2011), que investigou a fala de pescadores e marisqueiras na Bahia, com vistas a identificar particularidades tanto linguísticas quanto extralinguísticas em ambas as localidades. Trata-se de um recorte, em que selecionaram-se algumas formas lexicais que permitiram identificar aspectos etnolinguísticos relevantes nas comunidades estudadas. Para a pesquisa, foram considerados os aportes teóricos da dialetologia pluridimensional, das ciências do léxico e da etnolinguística. No que diz respeito à metodologia, adotou-se a seleção de informantes de ambos os sexos, atendendo a três faixas etárias distintas, para que fosse possível analisar aspectos em tempo aparente. Também foram realizados inquéritos in loco, a partir da aplicação de um questionário baseado na metodologia do Atlas Linguístico do Brasil (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALIB, 2001), no questionário reduzido do Atlas Linguístico do Litoral Português (ALLP) (VITORINO, 1987), e nos trabalhos consultados sobre a linguagem da pesca. Dos resultados encontrados foi possível perceber que, além dos aspectos lexicais e geossociolinguísticos, há um produtivo diálogo entre a Geolinguística e a Etnografia. Em última análise, o artigo aponta algumas perspectivas para investigações de fenômenos culturais a partir de dados linguísticos.

Referências

CALDAS AULETE, F. J. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. 5 ed. Rio de Janeiro: Delta, 1970. Disponível em: <http://www.auletedigital.com.br>. Acesso em: 30 mar. 2020.

CARDOSO, Suzana Alice. Geolinguística: tradição e modernidade. São Paulo: Parábola, 2010.

COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALIB. Questionário ALiB. Londrina: UEL, 2001.

COSERIU, Eugênio. Fundamentos e tarefas da sócio e da etnolinguística. I CONSEL. João Pessoa: 1978. (Mimeo).

DULTRA, Thais. A linguagem da pesca em comunidades baianas: um estudo dialetal em Siribinha e Bom Jesus dos Passos. Dissertação (Mestrado em Linguística e Cultura). Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, 2011, 212 f.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário eletrônico Aurélio versão 5.0. Positivo Informática, 2004.

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. Disponível em: <http://www.houaisss.uol.com.br>. Acesso em: 30 mar. 2020.

LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LYONS, John. Linguagem e Linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

SOARES, Lucy Satiko Hashimoto e outros. Pesca e produção pesqueira. In: HATJE, V.; ANDRADE, J. B. (orgs.). Baía de todos os santos: aspectos oceanográficos. Salvador: EDUFBA, 2009.

VELARDE, Manuel Casado. Lenguaje y cultura. La etnolingüística. Madrid: Sintesis, 1988.

VITORINO, Gabriela. Atlas Linguístico do Litoral Português (ALLP). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica. Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, 1987.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê de Língua/Language Dossier