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Liliane Santos
https://pro.univ-lille.fr/liliane-santos/
Université de Lille
França
Professora da Universidade de Lille, Português Língua Não Materna, Ensino de Português, Tradução, Marcadores discursivos, Gramática da Comunicação, Tecnologia de Informação e Comunicação.
Portugais Langue Non Maternelle, Compétences communicatives, Marqueurs discursifs
Eneile Santos Saraiva
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Doutoranda em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa, Mestra em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa (2013), Licenciada (2011) e Bacharela (2010) em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Pós-graduada (Lato Sensu) em Planejamento,Implementação e Gestão da Educação a Distância (2015) pelo Lante - Universidade Federal Fluminense. Participante do Projeto PREDICAR - Formação e expressão de predicados complexos: estabilidade, variação e mudança construcional (Faculdade de Letras/UFRJ), coordenado pela Profa Dra. Marcia dos Santos Machado Vieira. Atualmente, é Professora Docente I de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro.
Fábio Rodrigo Gomes da Costa
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Graduado em Letras - Português/Literatura pela Universidade Salgado de Oliveira e possui pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN-Uerj/FFP) e cursa o doutorado em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados complexos: estabilidade, variação e mudança construcional), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Marcia dos Santos Machado Vieira. Atualmente é professor de língua portuguesa (Secretaria Estadual de Educação), membro do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G) e cronista do jornal Daki e da revista eletrônica Entre poetas e poesias.
Jeane Nunes da Penha
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Mestranda do curso de Língua Portuguesa do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, habilitação: Português-Espanhol. Foi aluna de Iniciação Científica entre 2015-2017, sendo bolsista FAPERJ entre 2016-2017. No âmbito acadêmico, concentra-se em estudos de Morfossintaxe sob o enfoque da Linguística Funcional-Cognitiva, da Sociolinguística e da abordagem da Gramática de Construções, seguindo a Linha de Pesquisa: Língua e Sociedade: variação e mudança. Integra o projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados complexos e predicações: estabilidade, variação e mudança construcional), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Marcia dos Santos Machado Vieira. Possui estudos sobre o uso de perífrases verbo-nominais com os verbos suportes DAR e FAZER na modalização do discurso e, atualmente, estuda o pareamento forma-função de construções com os verbos suportes DAR, FAZER, PASSAR, POSAR e TIRAR seguidos de elemento nominal preposicionado.
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