PRESENTATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n3a54384

Palavras-chave:

Presentation, Diadorim, PrInt.

Resumo

Presentation text of Diadorim 23-3 - Internationalization Project - PrInt.

Biografia do Autor

Marcia dos Santos Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), bacharela e licenciada em Português-Inglês pela UFRJ, atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Antes de integrar o quadro de docentes efetivos da UFRJ, atuou como professora de Português no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. É pesquisadora do CNPq. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa: estabilização, variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (construções de referenciação e predicação); mudança decorrente de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; auxiliaridade; impersonalização discursiva; intensificação e atenuação; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena: o Projeto brasileiro PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações (https://projeto-predicar.wixsite.com/predicar); o Projeto franco-brasileiro VariaR - Variação em Línguas Românicas (https://variar.wixsite.com/variar); o Projeto brasileiro CAPES PrInt - Vozes e escritas nos diferentes espaços da língua portuguesa, do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da UFRJ. Participa do grupo de estudos Discurso & Gramática com sede na UFRJ, que se vincula a sedes na UFF e UFRN. É membro da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (2ª Tesoureira) no biênio 2021-2023. Integra, desde 2014, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguísticas). Coordena esse GT desde 2018. Coordena a Comissão Científica da Área de Sociolinguística da ABRALIN desde 2020. Preside o Fórum Internacional em Sociolinguística (https://forumfis2019.wixsite.com/fis2019), desde 2018. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É editora-chefe da Revista Diadorim: estudos linguísticos e literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Áreas de interesse: Sociolinguística, Linguística Funcional-Cognitiva, Gramática de Construções, Ensino de Língua Portuguesa.

Danielle Kely Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua na Graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É Doutora e Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012 e 2006, respectivamente), Bacharel e Licenciada em Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2004). Foi professora da Educação Básica entre 2005 e 2013, atuando nas Secretarias Municipal e Estadual de Educação do RJ. Entre 2013 e 2014, foi professora Adjunta I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. É uma das organizadoras de Uma história de investigações sobre a língua portuguesa (Blucher, 2018). Dedica-se a pesquisas em teorias fonológicas, nas interfaces aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita, contato linguístico e análises contrastivas entre variedades do Português.

Eliete Figueira Batista da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Eliete Figueira Batista da Silveira possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Literaturas (1990), mestrado e doutorado em Letras Vernáculas (1996, 2003) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (2013-2014) com financiamento da CAPES. É membro efetivo do GT de Sociolinguística da ANPOLL e associada à ABRALIN. Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado III na Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, bem como coordena o projeto de extensão universitária - CLAC - Redação. Organiza e participa de eventos nacionais e internacionais, divulgando sua pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, ênfase em Língua Portuguesa, envolvendo os seguintes temas: aquisição da linguagem/aprendizagem da escrita e teorias fonológicas; ensino, variação e mudança linguísticas; estudos de base sociolinguística nos diferentes níveis da língua.

Downloads

Publicado

2022-11-01

Edição

Seção

Apresentação/Presentation - Dossiê de Língua/Language Dossier