Atos retóricos na argumentação do bispo Edir Macedo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67318

Résumé

A partir dos estudos argumentativos de base retórica, este trabalho tem como principal objetivo descortinar as estratégias persuasivas que foram mobilizadas em um sermão pregado pelo Bispo Edir Macedo, que é fundador, líder e atual administrador da Igreja Universal do Reino de Deus. Por meio da pregação, o citado orador conclama o seu auditório para que se entregue à obra de Deus, doando tudo o que for preciso.
A partir da construção de imagens de si, da utilização de um conjunto de argumentos e do despertar de paixões, constatamos que o discurso em tela percorre uma tentativa de convencer, persuadir, manter e ampliar uma adesão que já foi conquistada em outros momentos. Além disso, a manipulação da verdade encontra guarida, pois as asserções do orador lançam propostas que não encontram aderência na realidade. Trata-se, desse modo, de uma busca incessante em conquistar mentes, corações e, sobretudo, de aumentar cada vez mais o número de fiéis e, por consequência, de patrocinadores. O discurso em tela tem, em sua índole mais profunda, o estabelecimento de uma retórica da manutenção persuasiva que enseja manter os fiéis “alimentados” e angariar novos membros para o redil neopentecostal da Igreja Universal do Reino de Deus.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Max Silva da Rocha, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.

Doutor em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

José Maria de Melo Sousa, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Doutorando em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.

Doutor com estágio de pós-doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Deywid Wagner de Melo, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil.

Doutor em Linguística e docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Téléchargements

Publié-e

2025-08-26

Numéro

Rubrique

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis