Atos retóricos na argumentação do bispo Edir Macedo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67318

Resumo

A partir dos estudos argumentativos de base retórica, este trabalho tem como principal objetivo descortinar as estratégias persuasivas que foram mobilizadas em um sermão pregado pelo Bispo Edir Macedo, que é fundador, líder e atual administrador da Igreja Universal do Reino de Deus. Por meio da pregação, o citado orador conclama o seu auditório para que se entregue à obra de Deus, doando tudo o que for preciso.
A partir da construção de imagens de si, da utilização de um conjunto de argumentos e do despertar de paixões, constatamos que o discurso em tela percorre uma tentativa de convencer, persuadir, manter e ampliar uma adesão que já foi conquistada em outros momentos. Além disso, a manipulação da verdade encontra guarida, pois as asserções do orador lançam propostas que não encontram aderência na realidade. Trata-se, desse modo, de uma busca incessante em conquistar mentes, corações e, sobretudo, de aumentar cada vez mais o número de fiéis e, por consequência, de patrocinadores. O discurso em tela tem, em sua índole mais profunda, o estabelecimento de uma retórica da manutenção persuasiva que enseja manter os fiéis “alimentados” e angariar novos membros para o redil neopentecostal da Igreja Universal do Reino de Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.

Doutor em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

José Maria de Melo Sousa, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Doutorando em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.

Doutor com estágio de pós-doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Deywid Wagner de Melo, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil.

Doutor em Linguística e docente do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2025-08-26

Edição

Seção

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis