Atos retóricos na argumentação do bispo Edir Macedo
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67318Аннотация
A partir dos estudos argumentativos de base retórica, este trabalho tem como principal objetivo descortinar as estratégias persuasivas que foram mobilizadas em um sermão pregado pelo Bispo Edir Macedo, que é fundador, líder e atual administrador da Igreja Universal do Reino de Deus. Por meio da pregação, o citado orador conclama o seu auditório para que se entregue à obra de Deus, doando tudo o que for preciso.
A partir da construção de imagens de si, da utilização de um conjunto de argumentos e do despertar de paixões, constatamos que o discurso em tela percorre uma tentativa de convencer, persuadir, manter e ampliar uma adesão que já foi conquistada em outros momentos. Além disso, a manipulação da verdade encontra guarida, pois as asserções do orador lançam propostas que não encontram aderência na realidade. Trata-se, desse modo, de uma busca incessante em conquistar mentes, corações e, sobretudo, de aumentar cada vez mais o número de fiéis e, por consequência, de patrocinadores. O discurso em tela tem, em sua índole mais profunda, o estabelecimento de uma retórica da manutenção persuasiva que enseja manter os fiéis “alimentados” e angariar novos membros para o redil neopentecostal da Igreja Universal do Reino de Deus.
Скачивания
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия

Это произведение доступно по лицензии Creative Commons «Attribution-NonCommercial» («Атрибуция — Некоммерческое использование») 4.0 Всемирная.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.

A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).