Uma análise do discurso argumentativo: a materialização verbal do auditório e do ethos como estratégia de persuasão
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67709Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar a construção verbal do auditório e do ethos como estratégia discursiva da argumentação. O corpus analisado é a crônica jornalística “Professores: a última trincheira da barbárie”, escrita por Jeferson Tenório na coluna do jornal GZH em 2020, ano em que se vivenciava a pandemia de Covid 19. De acordo com Pauliukonis, “examinar estratégias discursivas é analisar os caminhos de que se valeu o autor para melhor se aproximar de seus leitores e conseguir adesão dos espíritos ao que ele propõe” (Pauliukonis, 2019, p. 244). Nessa perspectiva, busca-se desenvolver uma reflexão teórica acerca do discurso argumentativo tendo em vista, principalmente, as concepções abordadas por Patrick Charaudeau (2010) e Ruth Amossy (2018). A partir dos estudos desses especialistas, apresentar-se-á uma exposição teórica que contempla conceitos que fazem parte dos estudos semiolinguísticos como contrato de comunicação e modos de organização do discurso, além das concepções referentes a auditório e a ethos.
Por fim, desenvolveu-se uma análise do corpus considerando a sua macro e microestrutura, buscando-se observar como a construção do ethos e do auditório se apresenta na materialidade do discurso. Assim, verifica-se como os sujeitos que estão inseridos no ato de comunicação se fazem presentes no discurso construído em um contexto permeado por adversidades sociais provocadas pela situação pandêmica que afetou diversas esferas profissionais, inclusive a educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.

A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).