Concepções de ensino do léxico em exercícios de livro didático de português para o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67918

Resumo

O conhecimento sobre o léxico de uma língua é fundamental para seus usuários, que precisam utilizar-se de palavras em todos os espaços do cotidiano, em situações de interação diversas. Partir desse princípio nos faz entender a importância do ensino do léxico nas escolas, assim como da abordagem adequada que o livro didático deve propor ao professor no trabalho com a língua e seu sistema lexical nas aulas. Essa percepção suscitou-nos a seguinte indagação: qual abordagem do léxico é percebida nos exercícios de análise linguística do livro didático de Português do Ensino Médio? Para responder a tal questionamento, selecionamos como objeto de estudo a obra Português: língua e cultura (volume 3), do autor Carlos Alberto Faraco (2016), com o objetivo de investigar a abordagem dada pelo referido LDP ao componente lexical da língua portuguesa. Desse modo, a partir da realização de leituras e análises de textos teóricos que tratam do léxico em várias perspectivas
(Antunes, 2012; Biderman, 2001; Marcuschi, 2003; Neves, 2020) e posterior catalogação do corpus, identificamos 15 ocorrências de exercícios que exploravam, em alguma medida, o léxico. Por meio dessa constatação, verificamos que os objetos de conhecimento trabalhados nesses exercícios se agrupam em dois grandes eixos de ensino que dizem respeito aos funcionamentos semântico-estilístico e textual-interativo dos itens lexicais. Sendo assim, consideramos que o LDP Português: língua e cultura adota as concepções semântica e textual-interativa no estudo do léxico, uma vez que traz um estudo reflexivo do idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbertt Neves, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Letras. Recife, PE, Brasil.

Professor de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (UFCG). Coordenador do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFPE). Tem interesse por pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, especialmente nas subáreas de Educação Linguística (Análise Linguística, Lexicologia Pedagógica e Produção Escrita), História Social do Português, Estudos Gramaticais e Linguística de Texto.

Maria Aline Rodrigues Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande, Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. Campina Grande, PB, Brasil.

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG). Desenvolve pesquisas sobre o ensino do léxico na Educação Básica, analisando provas do Enem e critérios de avaliação de redação vestibulares. Tem interesse na área de Linguística, especialmente por temas que envolvem o léxico, escrita, ensino e formação docente.

Downloads

Publicado

2025-08-28

Edição

Seção

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis