Concepções de ensino do léxico em exercícios de livro didático de português para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67918Resumo
O conhecimento sobre o léxico de uma língua é fundamental para seus usuários, que precisam utilizar-se de palavras em todos os espaços do cotidiano, em situações de interação diversas. Partir desse princípio nos faz entender a importância do ensino do léxico nas escolas, assim como da abordagem adequada que o livro didático deve propor ao professor no trabalho com a língua e seu sistema lexical nas aulas. Essa percepção suscitou-nos a seguinte indagação: qual abordagem do léxico é percebida nos exercícios de análise linguística do livro didático de Português do Ensino Médio? Para responder a tal questionamento, selecionamos como objeto de estudo a obra Português: língua e cultura (volume 3), do autor Carlos Alberto Faraco (2016), com o objetivo de investigar a abordagem dada pelo referido LDP ao componente lexical da língua portuguesa. Desse modo, a partir da realização de leituras e análises de textos teóricos que tratam do léxico em várias perspectivas
(Antunes, 2012; Biderman, 2001; Marcuschi, 2003; Neves, 2020) e posterior catalogação do corpus, identificamos 15 ocorrências de exercícios que exploravam, em alguma medida, o léxico. Por meio dessa constatação, verificamos que os objetos de conhecimento trabalhados nesses exercícios se agrupam em dois grandes eixos de ensino que dizem respeito aos funcionamentos semântico-estilístico e textual-interativo dos itens lexicais. Sendo assim, consideramos que o LDP Português: língua e cultura adota as concepções semântica e textual-interativa no estudo do léxico, uma vez que traz um estudo reflexivo do idioma.
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