Concepções de ensino do léxico em exercícios de livro didático de português para o ensino médio

Авторы

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a67918

Аннотация

O conhecimento sobre o léxico de uma língua é fundamental para seus usuários, que precisam utilizar-se de palavras em todos os espaços do cotidiano, em situações de interação diversas. Partir desse princípio nos faz entender a importância do ensino do léxico nas escolas, assim como da abordagem adequada que o livro didático deve propor ao professor no trabalho com a língua e seu sistema lexical nas aulas. Essa percepção suscitou-nos a seguinte indagação: qual abordagem do léxico é percebida nos exercícios de análise linguística do livro didático de Português do Ensino Médio? Para responder a tal questionamento, selecionamos como objeto de estudo a obra Português: língua e cultura (volume 3), do autor Carlos Alberto Faraco (2016), com o objetivo de investigar a abordagem dada pelo referido LDP ao componente lexical da língua portuguesa. Desse modo, a partir da realização de leituras e análises de textos teóricos que tratam do léxico em várias perspectivas
(Antunes, 2012; Biderman, 2001; Marcuschi, 2003; Neves, 2020) e posterior catalogação do corpus, identificamos 15 ocorrências de exercícios que exploravam, em alguma medida, o léxico. Por meio dessa constatação, verificamos que os objetos de conhecimento trabalhados nesses exercícios se agrupam em dois grandes eixos de ensino que dizem respeito aos funcionamentos semântico-estilístico e textual-interativo dos itens lexicais. Sendo assim, consideramos que o LDP Português: língua e cultura adota as concepções semântica e textual-interativa no estudo do léxico, uma vez que traz um estudo reflexivo do idioma.

Скачивания

Данные скачивания пока недоступны.

Биографии авторов

Herbertt Neves, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Letras. Recife, PE, Brasil.

Professor de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (UFCG). Coordenador do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFPE). Tem interesse por pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, especialmente nas subáreas de Educação Linguística (Análise Linguística, Lexicologia Pedagógica e Produção Escrita), História Social do Português, Estudos Gramaticais e Linguística de Texto.

Maria Aline Rodrigues Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande, Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. Campina Grande, PB, Brasil.

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE/UFCG). Graduada no curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG). Desenvolve pesquisas sobre o ensino do léxico na Educação Básica, analisando provas do Enem e critérios de avaliação de redação vestibulares. Tem interesse na área de Linguística, especialmente por temas que envolvem o léxico, escrita, ensino e formação docente.

Опубликован

2025-08-28

Выпуск

Раздел

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Língua - Texto e interfaces: uma homenagem à Maria Aparecida Lino Pauliukonis