Adoção de mecanismos de conciliação e mediação em tribunais brasileiros

Autores

  • Adalmir Oliveira Gomes Universidade de Brasília
  • Fábio Jacinto Barreto Souza Universidade de Brasília
  • Leonilson Gomes de Souza Universidade de Brasília

Palavras-chave:

administração da justiça, judiciário, coprodução, conciliação, mediação

Resumo

A adoção de mecanismos alternativos de resolução de conflitos tem sido uma das principais estratégias do Judiciário brasileiro para enfrentar a alta demanda por serviços de justiça no país. O presente estudo busca identificar variáveis referentes aos tribunais que influenciam na adoção dos mecanismos de conciliação e mediação. Por meio de análise estatística de dados oficiais do Judiciário, o estudo mostra que o índice de conciliação depende diretamente do porte, da força de trabalho disponível, da demanda e da produtividade dos tribunais. A influência dessas variáveis ocorre de maneira diferente em cada uma das justiças investigadas.

Biografia do Autor

Adalmir Oliveira Gomes, Universidade de Brasília

É professor da Universidade de Brasília (UnB, Brasil). É doutor e mestre em pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB e graduado em administração pela mesma instituição.

Fábio Jacinto Barreto Souza, Universidade de Brasília

É analista da Advocacia-Geral da União (AGU) e professor substituto da UnB. É mestre e doutor pelo PPGA da UnB e graduado em administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB, Brasil).

Leonilson Gomes de Souza, Universidade de Brasília

É advogado da Advocacia-Geral da União (AGU). É mestre pelo PPGA da UnB e graduado em direito pela Universidade Paulista (Unip, Brasil) e em matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG, Goiânia, Brasil).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Artigos