Relações e relacionamentos de pessoas LGBT em prisão masculina: Entre normas e limites do dentro e fora da prisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.20088

Palavras-chave:

população LGBT, diferença, sexualidade, prisão, relações de poder/ hierarquia

Resumo

Este artigo discute as normas e os limites estabelecidos na vivência da população LGBT privados de liberdade no Ceará. Ressalta relações de poder e hierarquia baseadas em marcadores de gênero e sexualidade expressos por esses atores em suas relações entre si, com outros presos, visitantes, profissionais e facções. A necessidade de negociação com mediadores de distintas naturezas, no cotidiano prisional, vem impondo dinâmicas dramáticas às pessoas LGBT. Assim, marcações de sexualidade ganham destaque a partir do lugar que a diferença ocupa nas relações sexual-afetivas estabelecidas nas fronteiras entre o dentro e o fora da prisão.

Biografia do Autor

Francisco Elionardo de Melo Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Agente penitenciário na Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (Sap/CE, Sobral, Brasil) e professor da Faculdade Ieducare (Fied) do Centro Universitário Inta (Uninta, Tianguá, Brasil). É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece, Fortaleza, Brasil) e mestre pelo mesmo programa.

Roberto Marques, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (Urca, Crato, Brasil) e do PPGS da Uece. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil), com estágio pós-doutoral na mesma instituição e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, João Pessoa, Brasil) e graduado em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil).

Maria do Socorro Ferreira Osterne, Universidade Estadual do Ceará

Livre docente do Departamento de Serviço Social da Uece, professora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Políticas Públicas (PPGPP) e professora colaboradora do PPGS, todos da Uece. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, Recife, Brasil) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFC.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos