PCC em pauta: Narrativas jornalísticas sobre a expansão do grupo pelo Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.23020

Palavras-chave:

imprensa, organizações criminais, Primeiro Comando da Capital, expansão, Minas Gerais

Resumo

A expansão do Primeiro Comando da Capital pelo país não foi suficientemente considerada nos estudos acadêmicos sobre o tema, tampouco foram examinados os efeitos da atuação do grupo no território mineiro. Embasando-se na concepção de Misse (1999, 2008) sobre acumulação social da violência, a proposta do texto é analisar como jornais de grande circulação tratam ambas as questões. Neste sentido, foram sistematizadas matérias da Folha de S. Paulo e O Tempo, lançadas entre 2005 e 2017, relacionadas à ação do PCC. Foi possível estudar, assim, o processo de difusão da organização paulista pelo Brasil e por Minas Gerais.

Biografia do Autor

Thais Lemos Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, Brasil), bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em ciências sociais pela Uerj.

Isabela Cristina Aves de Araújo, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil). Tem mestrado pelo PPGS da UFMG e graduação em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos