A lógica gerencial-militarizada e a segurança pública no Rio de Janeiro: O CICC-RJ e as tecnologias de (re)construção do Estado

Autores

  • Bruno de Vasconcelos Cardoso IFCS/UFRJ

Palavras-chave:

segurança pública, New Public Management, intervenção federal, tecnologia, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo analisa um modelo de pensar e organizar a segurança pública – que venho chamando de gerencial-militarizado –, e um grande sistema tecnológico construído para os megaeventos esportivos do Rio de Janeiro. Com base em uma “perspectiva sociotécnica”, a construção do sistema integrado de comando e controle é analisada como uma estratégia para produzir e estabilizar relações entre diferentes agentes e instituições que acabam por reunir elementos do novo urbanismo militar e do New Public Management, bem como estratégias de benchmarking. Esse arranjo acabou aprofundado com a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, de fevereiro a dezembro de 2018.

Biografia do Autor

Bruno de Vasconcelos Cardoso, IFCS/UFRJ

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). É coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ, membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) e coordenador do Laboratório de Estudos Digitais (LED) da UFRJ. Integra como professor e pesquisador o projeto Capes/Cofecub “Passagens de Fronteiras e Cidades Seguras: Questões históricas e contemporâneas”. Possui doutorado e mestrado pelo PPGSA da UFRJ e graduação em ciências sociais pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2019-07-23