Pacificação, diminuição da belicosidade e desenvolvimento humano em um mundo organizado pela tradição militar e armamentista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n2.31761

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, guerras, conflitos violentos, pobreza, belicosidade

Resumo

Esta pesquisa tem como fonte os Relatórios do Desenvolvimento Humano (RDHs/PNUD/ONU). Objetiva-se compreender o significado político da tentativa, dos produtores de tais materiais, de gerar agendas públicas que envolvam os Estados, os governos e os organismos internacionais no processo de dissuasão das ações e dos procedimentos que têm levado a muitos conflitos bélicos e guerras civis e entre países. Os reflexos perversos das políticas belicosas são sentidos na economia, na infraestrutura e nos serviços sociais. As expectativas de avanços nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) são aniquiladas pelos conflitos bélicos e violência em geral.

Biografia do Autor

Maria José de Rezende, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL, Brasil) e pesquisadora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia (Lenpes) da UEL. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Social e Humano CNPq/UEL. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e mestra pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais (PEPG em Ciências Sociais) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, Brasil).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos