De traficante a pastor: Uma análise da conversão religiosa de traficantes do Bairro da Penha em Vitória (ES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.32571

Palavras-chave:

conversão religiosa, traficantes, evangélicos, Bairro da Penha, dádiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a conversão religiosa de traficantes residentes no Bairro da Penha, em Vitória (ES). A partir de entrevistas biográficas, as narrativas de vida de três pastores da Igreja Operando Deus, que tiveram carreira anterior no tráfico e depois na igreja, servirão à reflexão sobre um caminho que tem sido cada vez mais comum nas periferias brasileiras, em que os mundos do crime e da religião se relacionam das mais variadas formas. Neste artigo, essa relação será analisada como uma transição entre duas carreiras que conformam diferentes circulações de dádivas nos universos do crime e da religião.

Biografia do Autor

Igor Suzano Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil). É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Rio de Janeiro, Brasil) e mestre em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) da Universidade Candido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro, Brasil). É graduado em direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV, Vitória, Brasil) e em ciências sociais pela Ufes.

Gustavo Moulin Gouvêa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da  Ufes e graduado em comunicação social pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos