A politização do consumo como recurso de qualificação actancial em um grupo de empreendedores sustentáveis da Grande Vitória (ES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v14n2.34291

Palavras-chave:

consumo político, consumo crítico, sociologia da crítica, capitalismo, empreendedores sustentáveis

Resumo

Entendendo o consumo como um instrumento de construção de sentido, este trabalho busca analisar expressões de consumo que reclamam para si o status de manifestação política a partir do processo de crítica e justificação presente nessas relações. A partir de uma incursão de inspiração etnográfica, debruça-se sobre os discursos de atores conectados a um núcleo de empreendedorismo sustentável localizado em Vitória, no Espírito Santo. Emergem dessa análise estratégias críticas, voltadas ao reposicionamento dos atores no interior de seus campos de atuação, que indicam um questionamento de natureza corretiva do modelo de desenvolvimento capitalista. 

Biografia do Autor

Liliane Moreira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, Vitória, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Vila Velha (UVV, Brasil), mestre em criatividade e inovação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP, Porto, Portugal) e em gestão de negócios internacionais pela Steinbeis University (Berlim-Stuttgart, Alemanha), especialista em comunicação e marketing pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e graduada em comunicação social (jornalismo) pela Ufes.

Manuela Vieira Blanc, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Ufes e coordenadora do Grupo de Pesquisa Diretório do Cidades, Espaços Públicos e Periferias do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf, Campos dos Goytacazes, Brasil), com estágio doutoral na Université de Paris Nanterre (França), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCIS) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil) e bacharel em ciências sociais pela Uenf. 

Downloads

Publicado

2021-05-03

Edição

Seção

Artigos