Tecendo olhares sobre a gestão dos conflitos na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.40621

Palavras-chave:

educação, professor, estudante, conflitualidade, violências

Resumo

Os conflitos e as violências no espaço escolar são compreendidos neste artigo a partir de reflexões tecidas pelos olhares de docentes e estudantes. Nosso objetivo, nesse sentido, é refletir sobre o entendimento que os sujeitos escolares constroem em relação aos conflitos e violências no cotidiano escolar. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, utilizando técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada, grupo de discussão e diário de campo. Em síntese, os achados deste estudo são reflexões de olhares de sujeitos escolares, não exaurindo a complexidade da discussão, mas buscando contribuir para outros possíveis debates.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Lopes da Silva, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece, Fortaleza, Brasil), especialista em administração escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral, Brasil) e graduada em serviço social e em filosofia pela Uece. É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (Covio) e do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais (Lapráticas), ambos da Uece. É professora da rede pública estadual do Ceará, lotada na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Rosemary de Oliveira Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará (UFC, Fortaleza, Brasil) e tem graduação em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisadora do Covio/Uece.

Sinara Mota Neves de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab, Redenção, Brasil) e coordenadora e professora permanente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Unilab-IFCE. É membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss) da Unilab. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFC, mestrado em educação em saúde pela Universidade de Fortaleza (Unifor, Brasil) e graduação em pedagogia pela UFC

Downloads

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos