‘Acá la gente firma cualquier cosa’: La importancia del taller de alfabetización jurídica en una cárcel de la provincia de Buenos Aires

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n2.42051

Palavras-chave:

educação de prisioneiros, direito penal, aprendizagem, justiça, etnografia

Resumo

‘Aqui as pessoas assinam qualquer coisa’: A importância da oficina de alfabetização jurídica em um presídio da província de Buenos Aires descreve e analisa uma experiência de alfabetização jurídica realizada por alfabetizadores presidiários que selecionaram escritos judiciais como conhecimento útil no contexto prisional. Através de uma abordagem etnográfica, pretendo mostrar quais foram as urgências para propor tais conteúdos, como foram apresentados e qual foi a sua recepção pelos alunos. Durante o curso foram promovidas relações sociais reflexivas e experiências formativas que, mesmo sem conseguir subverter as assimetrias de poder que caracterizam o Sistema Penal, lhes permitiram resistir à violência.

Biografia do Autor

Camila Pérez, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina

Bolsista de pós-doutorado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet) da Universidad Nacional de San Martín (Unsam, Buenos Aires, Argentina) e da Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios Sociales (Idaes, Buenos Aires, Argentina). É professora do ensino secundário e superior em ciências antropológicas da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina). Tem doutorado em educação pelo Programa Interuniversitário (Pide) da Unsam, pela Universidade Nacional Tres de Febrero (Untref, Buenos Aires, Argentina) e pela Universidade Nacional Lanús (Unla, Buenos Aires, Argentina).

Publicado

2022-05-09

Edição

Seção

Artigos