From Social Assistance to Control in Urban Margins: Ambivalent Police Practices in Neoliberal Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.42944

Palavras-chave:

policiamento comunitário, controle policial, margens urbanas, América Latina, polícia Carabineros

Resumo

O aumento da criminalidade na América Latina ocorreu em paralelo com uma mudança na política policial em territórios. Junto com os processos de militarização e repressão policial, as estratégias de coprodução foram inspiradas pelo policiamento comunitário, mas a articulação de ambos nas margens urbanas foi pouco pesquisada. Em Da assistência social ao controle nas margens urbanas: Práticas policiais ambivalentes no Chile neoliberal, nossa hipótese afirma a coexistência e ambivalência da assistência social e de práticas abusivas contra os pobres da cidade. Métodos qualitativos conduzidos em Santiago (Chile) mostram que a política policial envolve ambas as dimensões, fortemente enraizadas em elementos de identidade da tradição militar das forças policiais.

 

Biografia do Autor

Alejandra Luneke, Universidad Alberto Hurtado

Professora do Departamento de Sociologia da Universidad Alberto Hurtado (UAH, Santiago de Chile, Chile). É pesquisadora do Instituto Milenio de Investigación en Violencia y Democracia  (Anid_ICS2019_025) e do Centro de Estudos de Conflito e Coesão Social (Coes/Anid/Fondap, 15130009). Tem doutorado em sociologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUCCH, Santiago de Chile).

Lucia Dammert, Universidad de Santiago

Professora da Facultad Académica de Humanidades da Universidad de Santiago de Chile (USACH, Chile). É pesquisadora do Núcleo Milenio Autoridad y Asimetrías de Poder (Numaap/Anid, NCS17_007). Tem doutorado em ciências políticas pela Universidad de Leiden (Holanda).

Liza Zuñiga, Pontificia Universidad Católica de Chile

Pesquisadora do Centro de Estudios Justicia y Sociedad da PUCCH. É mestre em criminologia e justiça criminal pela Universidad de Edimburgo (Escócia).

Downloads

Publicado

2022-01-18

Edição

Seção

Artigos